tratamento de canal endodontia

As fases de um tratamento de canal endodontia

O tratamento de canal endodontia nos dentes é feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo morta.

Vale pontuar que a polpa é o tecido que produz a dentina, material que forma a maior parte do dente.

Ela pode ser infeccionada por diversos motivos como, por exemplo, cárie profunda, fratura, ou trinca no dente; fatores que acabam permitindo a penetração de bactérias.

Sendo assim, o dentista começa o trabalho usando instrumentos tradicionais, como a broca, para abrir espaço no dente e ter acesso à polpa.

Mesmo com a abertura, ele ainda não enxerga todo o espaço no qual vai atuar. Por esse motivo, são tiradas várias radiografias as quais ajudarão o dentista a ir se guiando e não “passar do ponto”, de modo a atingir a gengiva, por exemplo.

Quando o tratamento de canal endodontia é indicado?

O tratamento de canal endodontia, normalmente, é indicado quando há uma cárie em estado avançado.

A polpa dentária é a essência do dente. Por isso, quando existe exposição direta da polpa ou inflamação irreversível dela, o tratamento imediato é indicado.

Além disso, traumas dentários, podendo ser agudos ou crônicos, também podem levar à procura de um tratamento de canal endodontia para:

  • resgatar a saúde do dente;
  • impedir a sua remoção;
  • evitar problemas ainda mais graves;
  • melhorar características estéticas.

Como pode-se concluir, cuidar dos dentes é primordial para evitar o aparecimento e progressão das cáries, isso porque, se ela não for prevenida e tratada logo de início, a inflamação pode atingir as camadas do dente até chegar na polpa, causando grandes problemas.

Além disso, estudos recentes já indicaram que negligenciar o tratamento de canal endodontia quando necessário pode afetar até outras partes do corpo.

Como funciona o tratamento de canal endodontia?

Em primeiro lugar, o dente terá que ser aberto para que o dentista possa extrair a polpa dentária comprometida.

O próximo passo é limpar bem, de modo a desinfectar o canal que, depois, será preenchido por um material próprio responsável por proteger o dente.

O tempo do tratamento de canal endodontia vai variar; tudo pode ser solucionado em um único dia ou pode levar de três a quatro sessões.

O tempo total também vai depender da complexidade da lesão e de como suas raízes foram prejudicadas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal endodontia:



Informações