faceta dental

Faceta dental: o que é e quais são os tipos

A faceta dental é bastante procurada por quem deseja melhorar a estética dentária. Conhecida por ser capaz de reparar danos causados por manchas, e até mesmo conseguir consertar formatos, tamanhos, e posições indesejadas nos dentes, causando uma aparência mais natural à eles. Ela pode ser feita tanto de porcelana, como de resina.

O procedimento consiste em fazer um molde dos dentes para ser enviado ao laboratório, e, em seguida, remover uma pequena quantidade da superfície do dente, o que irá permitir a colocação das facetas. É válido dizer que em alguns tipos de faceta dental a faceta é feita diretamente no consultório, não necessitando de mais de uma consulta.

Os tipos de faceta dental

Confira abaixo uma listagem com os principais tipos de faceta dental disponíveis em consultórios odontológicos.

  • Facetas de porcelana/cerâmica
  • Facetas de resina (diretas ou indiretas)
  • Lentes de contato
  • Entre outras

As facetas de porcelana/cerâmica são as feitas em laboratório. O que consiste no procedimento citado de enviar um molde dos dentes para o laboratório, e, em seu retorno, remover uma pequena quantidade da superfície do dente para que a faceta possa ser colada juntamente com um cimento resinoso.

Já as facetas de resinas são o perfeito exemplo de procedimentos que podem utilizar de facetas feitas em consultório, ou em laboratório, sendo diretas e indiretas, respectivamente. As diretas são colocadas massas para tapar a imperfeição dos dentes, e as indiretas são feitas em laboratório.

As lentes de contato é a indicada para quem deseja corrigir pequenos problemas de formato, espaço, posicionamento e simetria dentária. Elas não exigem desgaste nos dentes para serem colocadas, e são extremamente finas, oscilando entre o 0,2 e 0,5 mm de espessura. Porém, em contrapartida, ela não corrige a cor dos dentes.

Recomendações de hábitos e cuidados

Para a melhor durabilidade das facetas, é necessário que elas sejam escovadas duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor, além do uso essencial do fio dental. Alimentos e bebidas com pigmentos que mancham os dentes devem ser evitados e até mesmo cortados para que elas tenham uma vida útil muito maior.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende faceta dental:



Informações