cárie profunda

Quando ocorre uma cárie profunda

É comum que um paciente apresente um caso de cárie e, se não receber o tratamento adequado, esse quadro pode evoluir para uma cárie profunda. Isso é muito grave porque nesse estágio avançado a infecção atinge o nervo e a raiz do dente prejudicando sua funcionalidade.

A cárie é um problema que pode atingir qualquer pessoa porque é consequência do acúmulo de restos alimentares e a boca possui locais mais difíceis para o paciente alcançar e realizar a limpeza adequada. Esse fator faz com que seja necessário muito cuidado para identificar as necessidades de sua saúde bucal e manter-se sempre saudável, ao mínimo sinal de que há um problema o profissional especialista no assunto deve ser consultado para avaliar a região bucal do paciente.

A prevenção da cárie profunda

Embora casos de cárie sejam comuns e possam acontecer com qualquer pessoa, é muito importante prevenir e evitar, principalmente evitar que a situação chegue no estágio da cárie profunda. Situações assim prejudicam a função do dente pois atingem os nervos e a raiz. Para prevenir o paciente odontológico deve cuidar bem do procedimento de higienização, inclusive os locais mais difíceis e recorrer a um profissional especializado quando houver necessidade de uma limpeza mais completa para complementar aquela realizada em casa.

A cárie profunda é um caso muito sério que pode causar vários problemas para o paciente odontológico, por exemplo:

  • Dores intensas;
  • Perda da funcionalidade do dente;
  • Inflamação e infecção;
  • Avanço do quadro para nervo e raiz.

Mesmo o paciente que tenha siga todas as recomendações clínicas para uma boa higienização bucal precisa ter uma rotina de visitas e consultas com um profissional especializado. Dessa forma é possível avaliar e acompanhar o estado de sua saúde bucal para identificar qualquer situação fora do comum. Isso é muito importante porque quando um problema bucal é reconhecido ainda no começo, o tratamento dedicado a ele é muito mais eficiente. Por isso é essencial que os pacientes tenham contato constante com um especialista.

Especialidades odontológicas para os pacientes

A odontologia é um setor da área da saúde em especial dedicado a cuidar da região bucal dos pacientes, ou seja, dentes e gengiva. Com o objetivo de oferecer um atendimento completo e diferenciado em função das necessidades clínicas de cada paciente, a odontologia se fragmentou em várias especialidades e cada uma delas desenvolveu diversos serviços para os pacientes em função da demanda odontológica das pessoas. Esse tipo de assistência odontológica garante uma ótima condição para a saúde bucal de todos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cárie profunda:



Informações