implante com carga imediata

Implante com carga imediata: tudo sobre o procedimento

O método mais convencional para a colocação dos pinos de titânio para a substituição dos dentes é um processo longo, que envolve um período de recuperação extenso e com espera demorada para a conexão com os dentes - entre quatro a seis meses. O implante com carga imediata subverte essa ideia: dentro de oito horas é possível fazer a reposição completa de todos os dentes da boca, tudo isso em apenas um dia.

Passo a passo da cirurgia

A quantidade de dentes a serem fixados no implante com carga imediata afeta o tempo de duração da cirurgia. Entretanto, a garantia é que a técnica disponibiliza um novo sorriso, substituindo todos ou parcialmente os dentes no mesmo dia. Tudo isso graças ao auxílio da tecnologia.

Antes mesmo da aplicação dos pinos de titânio, o dentista realiza um planejamento de todo o procedimento. O paciente passa pela retirada de uma tomografia tridimensional de toda a arcada dentária. Em um programa de computador, o profissional, com a ajuda das imagens, cria guias cirúrgicas que vão indicar exatamente todas as informações sobre a colocação de cada implante com carga imediata.

As guias cirúrgicas são colocadas sobre a boca do paciente, com buracos que mostram onde cada pino será colocado com as recomendações de comprimento, diâmetro e inclinação dos pinos. A partir disso, os pinos são inseridos em um procedimento de frenagem sem cortes.

Benefícios do procedimento

Não são todas as pessoas que podem fazer o implante com carga imediata. Algumas ações que serão analisadas pelo dentista são acerca dos fumantes e daqueles que tenham uma boa higiene bucal. O bruxismo e a osteoporose também são condições que excluem pacientes para esse tipo de procedimento e de alguns dos seus benefícios:

  • Ter um dente fixo no mesmo dia da consulta;
  • Reabilitação imediata da estética do sorriso;
  • Reabilitação imediata da função mastigatória;
  • Não precisar de muitas consultas anteriores para preparação da cirurgia.

O implante com carga imediata possui duas desvantagens principais: o procedimento, por ser mais rápido, possui um custo mais elevado em relação às técnicas convencionais. Os tecidos que envolvem os pinos também podem ser atingidos devido à fala de formação óssea.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende implante com carga imediata:



Informações