aparelho de dente

Aparelho de dente ajuda a melhorar a estética dentária e também aspectos funcionais

Os cuidados com a aparência dos dentes estimula muitas pessoas a consultar o dentista para averiguar as melhores condições de tratamento condizentes com o seu caso. A presença cada vez maior de clínicas e consultórios odontológicos facilitou o acesso aos tratamentos e indicam também que existe uma boa demanda por esse tipo de serviço.

Forma bastante popular, o aparelho de dente consegue ajudar na correção da posição dos dentes. Como resultado, o paciente desfruta de um melhor aspecto visual e melhores condições funcionais como mastigação, reprodução de sons e respiração. Tais aspectos funcionais tem forte relação com a oclusão e evitam também que ocorra sobrecarga nos maxilares e disfunção em estruturas como a articulação temporomandibular (ATM).

O aparelho de dente não é uma forma de tratamento recente. Atualmente há uma área da odontologia especializada, a ortodontia, cujo foco é a prevenção e correção do posicionamento dos dentes e estruturas ósseas da maxila e mandíbula.

Os diferentes tipos de aparelho de dente

Quem define a técnica ou o tipo de aparelho de dente a ser usado é o cirurgião-dentista, profissional este dotado de conhecimento e especialista em ortodontia. É ele que avalia o caso do paciente e determina a forma de compatibilizar as diversas variáveis envolvidas para produzir o resultado mais condizente com as expectativas dos pacientes.

O aparelho de dente apresenta diferentes tipos, dentre eles os aparelhos:

  • Corretivos;

  • Preventivos;

  • Interceptativos;

  • Pré-protéticos;

  • Orto-cirúrgicos.

Além disso, os aparelhos podem apresentar formas fixas e removíveis. É muito comum o uso dos aparelhos fixos, que contam com o uso de fios e braquetes que agem exercendo uma pressão na direção para qual o dente deve ser direcionado.

O aparelho de dente fixo não pode ser retirado, o que pode dificultar a higienização dos dentes. Porém, é uma das formas que apresenta bons resultados e uma boa diversidade de materiais como metal, policarbonato, safira e porcelana

Para quem é indicado o uso do aparelho de dente

O uso de aparelho de dente não apresenta impeditivos para o seu uso por conta da idade. Algumas limitações existem, mas estão atreladas a presença de condições como as condições das estruturas ósseas que servem de suporte para os dentes. Sendo assim, seu uso por pessoas que sofram com doença periodontal, por exemplo, pode não ser indicado.

A duração do tratamento depende da complexidade do problema, a predisposição do paciente em colaborar com o tratamento e também a sua idade.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho de dente:



Informações