clínica dental infantil

Clínica dental infantil

É muito importante que os pais procurem profissionais especializados em odontopediatria para ter orientações sobre os cuidados adequados com a saúde bucal na infância. Afinal de contas, os bebês e crianças precisam de orientações especiais para crescer com os dentes saudáveis, incluindo uma boca livre de bactérias por meio do uso de produtos e tratamentos específicos para sua faixa etária.

A importância de uma clínica dental infantil

O papel dos profissionais de uma clínica dental infantil para que uma criança aprenda, desde cedo, a quão importante é cuidar bem dos dentes é crucial. Além disso, por terem adquirido formação especialização no cuidado dos pequenos, os odontopediatras são essenciais para que as crianças se desenvolvam sem o famoso medo de ir ao dentista.

Sendo assim, uma clínica dental infantil deve contar com ambientes mais acolhedores e abordagens personalizadas, incentivando que as crianças criem uma relação de segurança com seus dentistas. No que diz respeito aos pais, eles precisam ficar cientes que a visita a um profissional não especializado pode deixar seus filhos inseguros e desconfortáveis.

Ou seja, os profissionais especializados em odontopediatria, em uma clínica dental infantil, ocupam espaço importante na vida das crianças, sendo qualificados para cuidar de problemas comuns da infância, como por exemplo:

  • cáries;
  • fluorose;
  • infecções bucais;
  • traumas.

Além disso, esse profissional também é responsável por dar orientações importantes sobre escovação, alimentação e cuidados básicos com o sorriso. Para isso, os pais devem levar seus filhos em uma clínica dental infantil de modo regular e, no mínimo, uma vez por semestre.

Para quem é focado o atendimento de uma clínica dental infantil

Engana-se quem acha que a odontopediatria lida apenas com crianças. Apesar de ser o foco da área, é preciso lembrar que, antes de se tornar especialista, o profissional estuda todos os campos da odontologia ao se formar. Sendo assim, o odontopediatra consegue atender pacientes de outras idades.

Não há necessidade, por exemplo, de um adolescente visitar outro dentista. Na realidade, odontopediatras estudam o desenvolvimento bucal desde a barriga da mãe. Eles também são qualificados para acompanhar as alterações que acontecem ao longo dos anos, tanto fisiológicas quanto emocionais.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clínica dental infantil:



Informações