aparelho dentário móvel

O que saber a respeito do aparelho dentário móvel

O aparelho dentário móvel, também conhecido como aparelho removível, é um tratamento ortodôntico que visa a correção de dentes que estão desalinhados. Assim, há uma melhora funcional da mastigação e fonética, além de proporcionar um sorriso mais harmônico e com melhor estética.

Quais os cuidados necessários com o aparelho dentário móvel?

O uso do aparelho dentário móvel requer alguns cuidados para maior durabilidade, entre eles:
  • Retirar o aparelho ao se alimentar;
  • Guardar o aparelho dentário móvel quando não estiver em uso;
  • Escovar os dentes e o aparelho antes de usá-lo;
  • Evitar o consumo de bebidas com o aparelho (exceto água).

Qual a finalidade do uso de aparelho dentário móvel

Este tipo de aparelho promove movimentação dos dentes da arcada dentária, promovendo melhoras na mastigação, deglutição, respiração e na fala.

Seu uso é indicado, principalmente na infância quando há a necessidade de corrigir a posição dos dentes. Pode ser utilizado como forma de complementar outros tratamentos, garantindo melhores resultados e de forma mais duradoura. O uso deste tipo de aparelho dentário proporciona mais liberdade ao paciente, pois por ser removível permite que seja retirado pelo próprio paciente, facilitando na hora da higienização, tarefas do dia a dia e na hora de se alimentar.

Assim, propicia mais conforto em relação aos outros tipos de aparelhos fixos e tradicionais. Para saber qual o tipo de aparelho dentário mais adequado é preciso buscar a orientação de um profissional para que este avalie cada caso e indique a solução mais eficiente para cada paciente.

Qual é o melhor: aparelho dentário móvel ou fixo?

O aparelho fixo, normalmente, é recomendado para pacientes que já apresentar a arcada dentária formada, ou seja, em adultos, que apresentam problemas relacionados à má oclusão. Já o aparelho dentário móvel é indicado para pacientes que necessitam de pequenas movimentações nos dentes para alinhamento dos dentes.

Assim, não é possível determinar qual o tipo de aparelho dentário mais eficiente, pois irá depender da finalidade do seu uso, quadro clínico do paciente, faixa etária, entre outros fatores que serão levados em consideração na escolha do tipo de aparelho dentário.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário móvel:



Informações