dentes cariados

Dentes cariados são problema a ser combatido

No português popular, algumas pessoas tendem a chamar dentes cariados de dentes podres, mas essa é uma expressão que deve ser evitada. Na verdade, dentes cariados são um dos mais corriqueiros e tradicionais problemas de saúde bucal registrado nas pessoas, que por desinformação ou desatenção, acabam tendo alimentação desregrada ou fazendo de maneira incorreta ou ineficaz o uso da escova de dentes e do fio dental. Dessa forma, se torna mais corriqueiro que os dentes cariados apareçam e, quando não tratados, podem até mesmo ser removidos. Mas é um problema comum que dentistas estão acostumados a lidar.

Sintomas de dentes cariados são visíveis

O ideal é que se faça uma visita semestre ao seu dentista, mas como muitas pessoas acabam por alguns fatores optando por ir ao profissional somente em casos de necessidade, a manutenção periódica acaba não acontecendo. É através dela que dentes cariados podem ser facilmente identificados em seu início. No entanto, alguns dos sintomas são perceptíveis:

  • Sensibilidade e dor nos dentes;
  • Mancha nos dentes, sobretudo nos de trás;
  • Dificuldade em engolir;
  • Presença de furinhos;
  • Inchaço nas gengivas;
  • Incômodo com alimentos doces ou bebidas quentes ou geladas.

Formas de prevenção

Não existe muito mistério, já que a principal forma de prevenção para dentes cariados continua sendo adotar práticas corretas e cotidianas de uma boa higiene bucal. Utilizar o fio dental, uma escovação adequada e até mesmo bochecho com enxaguante bucal agem contra bactérias que podem ficar na boca nos resíduos de alimentos. Por isso, é fundamental a higienização imediata após cada refeição. O cuidado com a ingestão de açúcar deve ser redobrado, e por isso, dentes cariados são tão frequentes em crianças, as principais fãs (e vítimas) dos doces.

É importante ressaltar que a avaliação clínica de um profissional de odontologia é ainda o principal método para se prevenir e combater a cárie. Em alguns casos, pode até surgir a desconfiança a respeito da presença da doença, mas ela pode ser confundida com algumas outras, e só mesmo um olhar clínico profissional é capaz de detectá-la e indicar o tratamento correto e conveniente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentes cariados:



Informações