cirurgia ortognática classe 1

Cirurgia ortognática classe 1

A cirurgia ortognática classe 1 consiste em um procedimento importante realizado em pessoas que possuem algum tipo de imperfeição óssea na região inferior do rosto, que prejudica os aparelhos funcionais e a composição estética do paciente. Cerca de 25% a 30% da população mundial sofre com algum tipo de desalinhamento na arcada. Alguns desses casos podem ser solucionados com a cirurgia ortognnática classe 1.

Apesar de ser muito falado como classe ortognática, a Cirurgia ortognática classe 1 trata-se do posicionamento correto da mandíbula e do maxilar. Quando uma cirurgia ortognática é feita, há o intuito de deixar o rosto do paciente (da classe 2 ou 3) na classe 1, ou seja, na posição correta. Então, quando ouvir a cirurgia ortognática classe 1, quer dizer um procedimento que tem por objetivo alinhar os maxilares na posição correta.

Classificações de cirurgia ortognática:

  • Cirurgia Classe I: Consiste no posicionamento correto da arcada dentária e relação saudável entre o maxilar superior e inferior;
  • Cirurgia Classe ll: É caracterizada como a anomalia cujo maxilar superior é situado muito à frente do inferior;
  • Cirurgia Classe lll: Como dois lados de uma mesma moeda, a classe III (3) é considerada quando o maxilar inferior é posicionado muito mais à frente do que o superior, deixando o aspecto de “queixo grande”.

Importância e cuidados no pós da cirurgia ortognática classe 1

Esse tipo de procedimento é importante para restabelecimento das características funcionais do rosto, oferecendo ótimos resultados à respiração, mordida, mastigação e outras características. Além disso, melhora a aparência estética do paciente, contribuindo para o bem-estar, qualidade de vida e autoestima.

Tanto a classe 2 quanto a classe 3 são cirurgias parecidas e que consequentemente possuem cuidados e procedimentos similares. É importante ressaltar que a cirurgia por si só não é total responsável pelo resultado satisfatório, é necessário medidas e cuidados para complementar o tratamento, tais como:

  • Higienização completa e total da boca;
  • Se atentar as prescrições médicas;
  • Após a cirurgia, ingerir apenas bebidas geladas e alimentos pastosos. Evitar esforços físicos e cumprir com o repouso estipulado pelo odontologista.

A recuperação total leva de 50 dias a 4 meses, dependendo sempre de cada paciente e procedimento.

Qual o valor da cirurgia ortognática classe 1?

O valor de uma cirurgia ortognática é acessível, variando de acordo com a necessidade do paciente, tipo de procedimento, processos envolvidos e clínica. O ideal é agendar uma avaliação profissional da área de ortognatia, para ter as informações mais contundentes, tanto para o decorrer do procedimento quanto para valores.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognática classe 1:



Informações