prótese odontológica

Prótese odontológica

Ter um sorriso bonito é sinônimo de ter um sorriso saudável, essas características são ligadas. A beleza é o que, na maioria dos casos, motiva as pessoas a procurar pelo procedimento de implantação de prótese odontológica. Mas muitos pacientes ficam surpresos a descobrir os prejuízos que uma perda dentária pode causar se o buraco desdentado permanecer vazio por muito tempo.

Tipos de próteses dentárias

Manter o espaço desdentado sem tratamento pode fazer com que ocorra a retração do osso alveolar, que dá suporte aos dentes e pode ocorrer a movimentação dos dentes para suprir o espaço deixado. Isso resultará em dentes tortos e na mastigação realizada de forma errada. Esse é um problema muito comum, mas felizmente tem muitas opções de tratamento realizados pela colocação de prótese odontológica, os tipos de prótese odontológica são:

  • Prótese total removível: conhecida também como dentadura, é indicada quando há a perda total dos dentes. Esse tipo de prótese odontológica é feito a partir de moldagens que reproduzem as arcadas dentárias do paciente. Graças a evolução da tecnologia, atualmente, as dentaduras se parecem mais com a estrutura bucal natural e são mais resistentes. Por ser uma prótese removível, é muito mais fácil para ser higienizada;

  • Prótese parcial removível ou fixa: o modelo removível é indicado quando há a perda de poucos dentes e os dentes naturais vizinhos são saudáveis, porque servirão de apoio para a prótese odontológica, no modelo removível é muito mais fácil de realizar a higienização. No caso da prótese odontológica fixa os dentes naturais precisam ser desgastados;

  • Prótese flexível: é considerada alternativa à prótese parcial removível, produzida em resina flexível esse tipo de prótese odontológica não necessita de estruturas metálicas. Esse tipo de prótese oferece um resultado mais natural ao paciente.

Objetivos

A prótese odontológica pode ser chamada de prótese dental ou prótese dentária e é colocada para repor um, ou vários dentes perdidos. Essas perdas ocorrem principalmente pela presença de doenças e problemas odontológicos ou por acidentes e pancadas que resultam em traumas. O objetivo da prótese odontológica é realizar a mesma função de um dente natural, ajudando principalmente na mastigação e na dicção.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese odontológica:



Informações