aparelho autoligado

Aparelho autoligado

Um das características do aparelho autoligado é a presença dos braquetes, estruturas que possuem entradas por onde se prendem o fio ortodôntico. Dessa forma, o uso das borrachinhas não é necessário, de modo que o arco ortodôntico é unido diretamente ao braquete.

Essa forma de conexão permite que a tensão exercida seja contínua ao longo de todo arco, diferentemente do que ocorre no modelo de aparelho ortodôntico tradicional. Isso porque as borrachinhas sofrem desgaste resultando na diminuição da tensão exercida.

O aparelho autoligado apresenta vantagens com relação a movimentação dos dentes. Este tipo de aparelho pode ser passivo ou ativo, de modo que a diferença consiste na forma como o fio ortodôntico é conectado.

Aparelho autoligado e suas vantagens

O aparelho autoligado apresenta vantagens como forma de tratamento para correção dos dentes tortos. Dentre as vantagens perceptíveis é possível elencar:

  • Redução do número necessário de visitas ao dentista. O uso do aparelho autoligado tem intervalo de duração menor do que os aparelhos fixos comuns;

  • Menor tensão aplicada aos dentes, de modo que há uma redução no desconforto sentido pelo paciente;

  • É uma forma mais higiênica;

  • Maior intervalo entre as consultas de acompanhamento;

  • Permite uma maior expansão do arco. Isso pode fazer com que a extração de dentes permanentes sejam evitadas.

Como o aparelho autoligado supera as limitações do aparelho fixo comum

Um dos motivos que levam as pessoas a adotar o aparelho autoligado é o fato de que as borrachinhas, apesar de contribuírem para a estética dos aparelhos fixos, prejudicarem o desenvolvimento e andamento do tratamento. Por serem porosas, essas borrachinhas acabam favorecendo o acúmulo de bactérias, sendo responsáveis pelo aparecimento de cáries, tártaro e halitose.

Outra limitação dos aparelhos fixos tradicionais é o fato de que a presença dessas pequenas borrachas provocam atrito com o fio ortodôntico, limitando a eficiência do tratamento e causando maiores desconfortos ao paciente, além de ser mais prejudicial no quesito saúde periodontal.

Por fim, o aparelho autoligado requer o uso de itens necessários para que se faça a devida higienização. Esses produtos, fio e escova interdental, foram desenvolvidos como forma de facilitar a vida das pessoas que utilizam esse tipo de aparelho.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho autoligado:



Informações