Clínica odontológica

Clínica odontológica: Tudo o que você precisa saber para escolher a ideal

Com a ajuda de uma clínica odontológica que preza pela qualidade de seus serviços, você e sua família terão maior liberdade para cuidar dos seus dentes como eles merecem.

Isso porque não sabemos em qual momento do dia passaremos por um imprevisto desagradável iremos necessitar de um consultório de odontologia, não é mesmo?

De maneira geral, quando falamos no dentista, podemos dizer que ele é o profissional especializado para cuidar de toda saúde bucal e estética do paciente.

Ele possui um conhecimento amplo e técnico sobre os dentes, gengiva, ossos da face, maxilar, mordida e demais áreas que envolvem a boca.

Esse profissional, assim como os demais profissionais da área da saúde, necessita sempre estar se atualizando para oferecer os melhores tratamentos para a saúde dos pacientes em sua clínica odontológica, a fim de aprimorar cada vez mais suas técnicas.

Dessa forma, os pacientes se sentirão muito mais tranquilos ao visitarem consultórios odontológicos e, consequentemente, vão retornar outras vezes à clínica dentária.

Navegue pelos tópicos abaixo e encontre mais informações relevantes:

  • Por que procurar por uma clínica odontológica?
  • Quais as principais áreas da odontologia?
  • Quando procurar um dentista?
  • FAQ especial: Clínica odontológica
  • Quais os problemas bucais mais comuns?
  • O que prejudica a saúde dos dentes?
  • Quais os cuidados básicos para saúde bucal?
  • Como escolher a melhor clínica odontológica?

Como todos sabemos, um sorriso bonito é nosso cartão de visita, isso porque eles se destacam durante uma conversa. Portanto, você precisa estar com a saúde dos dentes sempre em dia.

É nesse contexto que entra a necessidade de procurar uma boa clínica odontológica e um bom profissional para oferecer os melhores tratamentos dentários, a fim de satisfazer suas necessidades pessoais.

Por que procurar por uma clínica odontológica?

Assim como a medicina, a odontologia também está em constante evolução e não para de se aprimorar.

Todos os dias, os profissionais descobrem novas técnicas e aprendem novas tecnologias para a realização de tratamentos cada vez mais rápidos, eficazes, indolores e duradouros, para aplicarem em sua clínica odontológica.

Com tantos benefícios, os pacientes se sentem cada vez mais tranquilos para realizar seus procedimentos em clínicas odontológicas e, automaticamente, vão deixando o medo de lado para renovar seu sorriso.

Para sermos mais específicos, separamos os principais motivos para você visitar uma clínica dentária com maior frequência.

Prevenção

Esse é o primeiro e principal tópico que devemos destacar e que será disponibilizado por um consultório de odontologia. A prevenção deve ser levada a sério em todos os âmbitos de nossa vida, incluindo a saúde bucal.

Por isso, uma boa escolha da clínica odontológica e consultas periódicas com um dentista de confiança é sempre a melhor recomendação.

Saúde

Muitos não sabem, mas a saúde bucal está ligada diretamente com a saúde de outras partes do nosso organismo.

Isso porque a boca é a porta de entrada de alimentos e muitas bactérias que podem ser totalmente nocivas à nossa saúde.

Por isso, dores de cabeça, problemas com mau hálito e demais fatores, podem estar ligados diretamente à falta de visita ao profissional, tanto em um clínica dentária quanto em uma clínica geral.

Autoestima

A autoestima também pode estar ligada diretamente aos dentes, pois eles refletem nossa autoimagem, e, consequentemente, os pacientes podem acabar sofrendo.

Por isso, ao procurar um profissional dentista ou uma clínica odontológica especializada, o amor próprio da pessoa começa a se reconstruir aos poucos e acaba agregando muito mais segurança e autoconfiança.

Evitar a perda dos dentes

Ao procurar um profissional dentista, você também pode evitar, por algum motivo, a perda dos seus dentes, que pode estar relacionada a muitos fatores, como:

  • Falta de higienização adequada;
  • Consumo de alimentos errados;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo e outros;

Tratamentos específicos

Ao visitar uma clínica dentária, os pacientes vão permitir que os profissionais examinem sua boca e procurem todos os problemas que devem ser solucionados o quanto antes.

Após os exames, o dentista vai realizar o tratamento mais adequado para tratar o problema encontrado, com visitas frequentes a cliníca odontológica

Quais as principais áreas da odontologia?

Antigamente, era comum que nossos pais ou avós deixassem de ir ao consultório dentista, e por consequência disso, a perda dos dentes era inevitável.

Isso acontecia por muitos motivos, como a falta de profissionais do mercado, limpeza e higienização inadequadas ou mesmo por fatores financeiros.

Entretanto, atualmente esse cenário mudou e hoje existem muitos profissionais bons, clínicas odontológicas mais tecnológicas, variados tratamentos que ajudam na saúde bucal, e claro, diversas formas acessíveis de pagamento, tudo para garantir que todos consigam ter acesso facilitado.

Diante de toda evolução da área odontológica, é possível encontrar diferentes áreas da odontologia, e cada uma delas consegue atender uma parte específica da boca.

Dentre elas estão:

Clínico geral

A área de clínica geral abrange muitos procedimentos da odontologia. E esse profissional, além de clínico, pode também ser especialista em outras áreas odontológicas.

É dentro da clínica geral que são realizados os tratamentos mais simples, como consultas periódicas, limpezas, remoção de tártaro, entre outros procedimentos mais simples.

Ortodontia

É uma especialidade do consultório dentista responsável pela pesquisa, prevenção e tratamento de pacientes com problemas de crescimento, desenvolvimento e maturidade facial.

Além disso, aborda problemas dos arcos dentários e da oclusão, tornando o sorriso mais harmonioso e funcional.

Sendo assim, caso identifique os problemas mencionados, a clínica de ortodontia é essencial para você

Odontopediatria

A odontopediatria é voltada principalmente para cuidar da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Geralmente, a primeira visita a uma clínica odontológica deve acontecer logo após o nascimento do primeiro dentinho do bebê.

Nesse momento, o profissional pode orientar os pais a fazerem uma limpeza correta, escolherem os tipos de escovas e os alimentos adequados para que os dentes cresçam e se desenvolvam da maneira mais saudável.

Odontogeriatria

Já a odontogeriatria é a especialidade voltada para cuidar exclusivamente da saúde bucal dos pacientes da terceira idade, o que envolve muito mais cuidados, como a prevenção e tratamento dos problemas comuns dessa faixa etária.

Endodontia

É a área responsável pelo estudo da polpa dentária, ou seja, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais do dente.

O profissional especialista nesta área trata em sua clínica odontológica de trincas, fraturas, cáries mais profundas e sensibilidade intensa.

Implantodontia

Essa especialidade é recomendada para o tratamento de pessoas que sofrem com a ausência dos seus dentes naturais.

Em outras palavras, a implantodontia se designa na reconstrução de parte do dente por meio de implantes dentários, realizados no consultório dentista.

Cirurgia e traumatologia buco maxilo facial

Trata-se de uma especialidade que dá o diagnóstico e realiza o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos e anomalias congênitas dos dentes;

Prótese dentária

É a área da odontologia que estuda e realiza a reconstrução e reposição dos dentes danificados ou perdidos, por meio da instalação de próteses.

O uso de próteses pode gerar resultados positivos para a mastigação, dicção e estética do paciente, além de proteger as funções articulares, sendo disponibilizada em diversos consultórios odontológicos.

Periodontia

Área que estuda a prevenção e o tratamento das afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes, como gengiva e osso.

Os problemas mais comuns tratados pelo profissional da periodontia são a gengivite e a periodontite, que, em casos de descuidos, podem levar até mesmo à perda total dos dentes.

Dentística

Essa área atua exclusivamente na estética e restauração dental dos pacientes, a fim de gerar um sorriso muito mais bonito.

O consultório de odontologia dessa especialidade pode tratar de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas, lentes de contato dental e restaurações em geral.

Clareamento dentário

Essa área consiste em oferecer os melhores agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes.

O tratamento pode ser feito de diferentes maneiras, como em casa ou diretamente na clínica odontológica, mas independentemente do produto que será utilizado, o resultado será muito eficiente.

Harmonização Orofacial

É um tratamento responsável por proporcionar o equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso como do rosto do paciente.

Sendo assim, a harmonização vai deixar a face mais harmônica, desenhada e pode garantir o aumento da autoestima e autoconfiança das pessoas.

Quando procurar um dentista?

Assim como qualquer outra especialidade, é importante que todos, em algum momento, procurem por uma clínica de odontologia.

Isso porque, como já vimos anteriormente, a nossa boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias, e algumas delas podem ser totalmente nocivas à nossa saúde.

Mas você sabe exatamente em qual momento deve procurar por um consultório odontológico?

Para sanar as principais dúvidas, separamos abaixo alguns fatores que você não deve deixar de lado caso comece a notar.

Dor de dente ou na boca

É sempre importante ter em mente que a dor é um sinal de alerta. Portanto, esse sinal está alertando que algo não vai bem com sua saúde bucal.

Desse modo, sentir dor de dente pode ser um sinal de cárie, por exemplo, que é um problema totalmente comum entre os brasileiros, ou mesmo, pode ser resultado de má higienização bucal, alcoolismo, tabagismo, consumo de remédios fortes, entre outros.

Além disso, a dor pode ser consequência direta de outras doenças, como a disfunção temporomandibular e o bruxismo, sendo necessário procurar uma clínica de ortodontia

Durante a gestação

Além de todos os exames e do acompanhamento pré-natal, as grávidas necessitam também ter um acompanhamento com um profissional dentista.

No momento em que a mulher está gestante, sabe-se que seu organismo está totalmente frágil e aberto para muitos problemas, e isso é totalmente comum.

Entretanto, para garantir que a saúde bucal esteja em dia, para não desencadear outros problemas, é importante que a paciente procure por uma clínica dentária o quanto antes.

Ao notar o nascimento dos sisos

Você certamente já passou ou vai passar pela fase do nascimento dos dentes do siso. Esses dentes são aqueles últimos 4 que nascem geralmente entre a fase da adolescência e adulta.

E essa fase normalmente causa muitos incômodos e dores. E, em muitos casos, ao ir a uma clínica odontológica, o dentista pede até que esses dentes sejam arrancados.

Isso porque eles não possuem nenhuma função na boca, podem acabar prejudicando o maxilar do paciente e o desenvolvimento da boca, sendo necessário a procura clínica de ortodontia.

Por isso, é recomendada a visita periódica a uma clínica dentária sempre que sentir dor ou incômodo.

Ao sentir sensibilidade intensa

Quando falamos em sensibilidade dentária, podemos dizer que trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo e se não tratado do início, a tendência é só piorar.

Essa hipersensibilidade pode ser causada por muitos fatores, como retração gengival causada pela escovação com muita força ou desgaste do esmalte dentário.

Por esse motivo, ao sentir dores intensas ao comer algo gelado ou quente, é de suma importância procurar por uma clínica odontológica imediatamente.

Caso note o enfraquecimento dos seus dentes

O enfraquecimento dos dentes é um problema muito sério e que pode atingir pacientes em diferentes idades. Esse quadro pode ser mais grave na infância ou em adultos mais jovens, mas também pode atingir pessoas de meia-idade e idosos.

O motivo para o enfraquecimento nos dentes pode ser muitos. Mas para um diagnóstico mais preciso, é necessário que o profissional dentista avalie cada paciente, assim recomendará o melhor tratamento;

FAQ especial: Clínica odontológica

Uma coisa é certa: visitar um dentista frequentemente é a maneira mais segura para evitar problemas relacionados à saúde bucal.

Portanto, ao sofrer qualquer dor ou incômodo nos seus dentes, é sinal de que algo está errado e precisa ser solucionado o quanto antes.

Além disso, é somente em uma clínica dentária que você pode fazer uma limpeza especializada ou aprender a como higienizar a sua boca da melhor forma possível.

Por mais que você mantenha o cuidado diário com seus dentes, é sempre importante que você entenda que o profissional na clínica de odontologia, além de tratar, pode te dar um pré diagnóstico.

Ou seja, seus dentes podem até estar bonitos, entretanto, pode ter uma predisposição a criar cáries, tártaros ou demais problemas.

Por isso, para sanar as dúvidas da maioria dos pacientes, que procuram clínicas odontológicas sp ou outra região, separamos a seguir as perguntas mais frequentes da odontologia:

Quais os problemas bucais mais comuns?

Muitas pessoas acreditam que os problemas bucais podem estar relacionados apenas com a limpeza inadequada ou a falta do cuidado diário, mas não é bem assim.

A origem dos problemas bucais pode estar relacionada ao alcoolismo, uso de remédios fortes, tabagismo, problemas de depressão e muito mais.

Outro ponto importante a ser mencionado está no fato da boca ser a porta de entrada para outras doenças, pois ela diariamente está em contato com milhões de bactérias que podem ser nocivas ao corpo humano.

Mas você sabe quais são os problemas e as doenças bucais mais comuns em pacientes de diferentes idades?

Veja a seguir:

Mau hálito

O mau hálito pode ocorrer a partir de diferentes fatores ou doenças, como má escovação dos dentes e da língua, tabagismo, alcoolismo, infecções bucais, problemas estomacais entre outros.

Mas, é sempre recomendado que o paciente procure um profissional da área em uma clínica dentária para que seja diagnosticada a causa;

Gengivite

A gengivite é considerada como uma inflamação na gengiva, sendo causada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos tecidos gengivais.

Os sintomas mais frequentes de quem sofre com esse problema são sensibilidade, vermelhidão, inchaço e sangramento da região.

Placa Bacteriana

A placa bacteriana pode ser o início de uma cárie, halitose ou gengivite, sendo considerada como uma película viscosa e sem cor que se desenvolve ao redor dos dentes, aproveitando os restos de alimentos para retirar os nutrientes e se desenvolver.

A doença tem como característica principal a formação de uma grossa camada nos dentes, causando dor e retração na gengiva.

Por isso, deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes em uma clínica de dentista.

Periodontite

Podemos dizer que a periodontite é uma gengivite avançada e não cuidada em um consultório dentário, que afeta significativamente os tecidos de suporte dos dentes, gerando dor intensa nas raízes dos dentes.

A causa da periodontite pode se dar a partir de diferentes fatores, como má higienização, má oclusão dos dentes, acúmulo de tártaro, cáries, baixa produção de saliva e muito mais.

Sensibilidade

A sensibilidade é algo comum em qualquer fase da nossa vida, mas se não tratado com antecedência em um clínica dentária, tende a se agravar ainda mais.

Isso acontece porque com o passar dos anos, nossa gengiva se move para cima fazendo com que a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas.

Afta

As aftas são pequenas feridas que podem aparecer em diferentes locais da boca, podendo ser muito dolorosas e causar vermelhidão na região.

Essas feridas surgem em pacientes de diferentes idades e podem ser resultado de um sistema imunológico enfraquecido ou mesmo um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados.

Se a dor da afta for muito intensa, é recomendada a visita a uma clínica odontológica o mais breve possível.

O que prejudica a saúde dos dentes?

No nosso dia a dia agitado, fazemos muitas coisas que podem ser prejudiciais aos nossos dentes, e na maioria das vezes nem percebemos.

Hábitos que parecem ser inofensivos, podem ser um grande problema para que nosso sorriso seja danificado, sendo necessário ir a uma clínica de odontologia.

Por essa razão, listamos abaixo algumas coisas do nosso dia a dia que fazem muito mal aos dentes e que devemos manter total atenção.

Ingestão de refrigerantes

Por mais que pareça inofensivo aos dentes, os refrigerantes são ricos em açúcares, o que torna os dentes um local preferido para proliferação de bactérias, especialmente se o paciente não mantém a higiene bucal em dia.

Morder balas ou doces duros

Doces duros, balas, pirulitos, entre outros doces podem ser grandes inimigos aos nossos dentes.

Ao mastigar esses alimentos, o açúcar presente neles ficará preso entre os dentes, o que acaba gerando uma maior tendência ao surgimento de cáries.

Consumir frutas ou alimentos ácidos

Frutas como limão, laranja e abacaxi são ácidos e podem ser totalmente prejudiciais aos dentes, danificando a estrutura dentária e a deixando mais fragilizada;

Hábito de roer as unhas

Algumas pessoas possuem o hábito de roer as unhas diariamente, mas não imaginam o quanto isso pode ser prejudicial à sua saúde bucal.

A unha, por ser totalmente dura, acaba desgastando a superfície dos dentes, tornando-os mais frágeis e sujeitos a sensibilidade;

Tabagismo

O tabaco de modo geral, contém toxinas que prejudicam de diversas formas a saúde bucal.

Entre as causas mais comuns que ele pode gerar nos pacientes estão a perda do suporte dos dentes com exposição da raiz, escurecimento dos dentes e diminuição da secreção salivar;

Alcoolismo

Ao ingerir álcool frequentemente, ele é capaz de provocar um ressecamento da mucosa bucal, aumentando a suscetibilidade dela para o desenvolvimento de diversos problemas, como fraqueza na estrutura dos dentes, escurecimento, sensibilidade dentária, entre outros;

Manter jejuns prolongados

Quem faz dietas, na maioria das vezes, opta por ficar muitas horas em jejum, sem saber que isso pode ser totalmente nocivo à saúde bucal.

Ficar muito tempo sem comer pode causar um problema considerado como um dos mais desagradáveis, que é o mau hálito. Ele não é necessariamente um problema sério, porém, pode prejudicar a autoestima dos pacientes que possui;

Não trocar a escova de dente

Por último, e não menos importante, está no fato da pessoa não trocar sua escova de dente com frequência. Profissionais recomendam a troca da escova a cada três meses, ou até menos, em alguns casos específicos.

Ao prolongar esse tempo, as escovas ficarão menos eficientes na remoção de resíduos.

Quais os cuidados básicos para saúde bucal?

Para manter sua boca sempre saudável e livre de bactérias não é difícil, exige apenas que tenha hábitos comuns do dia a dia, assim estará livre de problemas que podem se desenvolver cada vez mais.

Uma boa higiene bucal e consultas frequentes em uma clínica de dentista é uma das medidas mais importantes que todos devem adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem.

Mas você sabe como fazer essa limpeza da maneira mais adequada? Acompanhe a seguir:

Escovar bem os dentes

Lembre-se de escovar bem seus dentes todos os dias, assim que acordar e a cada refeição principal que fizer.

Para isso, utilize uma escova de dente macia e faça movimentos circulares e delicados.

Passar fio dental

Ao passar fio dental, o paciente consegue remover placas bacterianas e restos de alimentos nos locais onde a escova não consegue alcançar facilmente.

Por isso, não deixe de usá-lo e de ir em um consultório dentário.

Ingerir alimentos balanceados

Para manter sua boca saudável, é importante também que tenha uma alimentação equilibrada e evite o consumo excessivo de alimentos ácidos, cítricos ou que contenham muito açúcar.

Usar creme dental ou produtos que contenham flúor

O creme dental ou produtos que contenham flúor são excelentes opções para a limpeza adequada dos dentes.

Isso porque tratam-se de produtos com formulação especial que protegem os dentes de forma mais avançada e ajudam a prevenir o aparecimento de cáries.

Esses produtos podem ser recomendados de maneira mais adequada por uma clínica dentária, que irá entender qual a real necessidade.

Visite um(a) dentista regularmente

Por último, temos que frisar a importância do paciente visitar uma clínica odontológica regularmente ou pelo menos uma vez ao ano, assim terá um controle maior da sua saúde bucal.

Como escolher a melhor clínica odontológica?

Ter cuidado com a nossa saúde bucal também inclui a escolha dos melhores profissionais e clínica de dentista para nos ajudar nessa fase.

Afinal, sabemos que nossa boca é uma região totalmente delicada e merece toda atenção possível.

Por isso, antes de visitar um profissional, é importante levar em consideração alguns fatores importantes ao escolher uma clínica odontológica.

Dentre eles estão:

Nível de especialização dos profissionais

Antes de escolher a melhor clínica odontológica para seu tratamento, procure saber se os profissionais que trabalham ali são totalmente experientes e fornecem o atendimento adequado.

A dica é sempre marcar uma consulta avaliativa nos consultórios odontológicos para que você possa verificar com antecedência.

Veja as tecnologias usadas

Confira quais tratamentos e tecnologias o consultório dentário oferece aos seus pacientes.

É sempre importante frisar que os dentistas, assim como qualquer profissional da área da saúde, necessita acompanhar a tecnologia e estar sempre em busca dos melhores tratamentos e tecnologias para seus pacientes.

Sendo assim, clínicas odontológicas sp ou em outras regiões podem ser pesquisadas e analisadas.

Compare o custo-benefício

A parte financeira é outro ponto que influencia muito na escolha da melhor clínica odontológica. Por isso, antes de iniciar o tratamento, faça comparações de preços.

Avalie o atendimento dos profissionais

Outra dica é sempre avaliar o atendimento da clínica dentária e a presteza dos profissionais para com os pacientes.

Veja se eles oferecem um atendimento de qualidade e se estão dispostos a oferecer o melhor tratamento para você.

Essas são as principais dicas que deve levar em consideração antes de escolher a melhor clínica odontológica para você e sua família.

E para comprovar e avaliar o melhor atendimento odontológico, sugiro que conheça hoje mesmo uma clínica 24h com anos de história e que tenha como missão transformar vidas por meio dos melhores tratamentos dentários.

Além disso pesquise se na sua região possui um consultório perto de você, pesquisando sobre clínicas odontológicas sp, por exemplo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende Clínica odontológica:



Encontre os melhores dentistas da sua região agora mesmo!

Assim que inserir sua localidade, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Informações