Cirurgia plástica facial
A cirurgia plástica facial também conhecida como Lifting facial para rejuvenescer, ou seja, eliminar rugas, flacidez e remover o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais.
O envelhecimento da face se dá principalmente por perda de gordura, além da flacidez dos tecidos.
No caso a cirurgia plástica facial, ou ritidoplastia, é realizado no terço médio da face para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.
Tipos de cirurgia plástica facial
Existem diferentes tipos de cirurgia que irão melhor a auto-estima do paciente
Minilifting
Este é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas.
Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting facial, porém maquiado com um termo novo que promete menor descolamento com menores cicatrizes. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma da ritidoplastia clássica.
Lifting temporal
Essa cirurgia é designada para o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, ele levanta a região da cauda da sobrancelha.
Lifting frontal
Nesse tipo de cirurgia são tratadas as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que "gerou" essas rugas, uma vez que nessa região elas são, na maioria das vezes, dinâmicas, isto é causada pela movimentação muscular da região.
É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica mais duradoura.
Lifting cervicofacial
É a cirurgia que trata a face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica. Esse procedimento devolverá os tecidos para sua posição original e tornará a silhueta mais jovial, uma vez que tratará a flacidez e excesso de pele da face e pescoço, bem como tratará a musculatura abaixo dessa pele.
Lifting endoscópico
O lifting endoscópio é a cirurgia de face realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento.
Ainda se caracteriza por uma cirurgia que é possível preservar estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas.
Indicações da cirurgia plástica facial
A cirurgia plástica facial é indicada para pacientes com envelhecimento facial ou flacidez excessiva no rosto.
Em geral esse envelhecimento é causado pela ação natural do tempo e fatores externos que aceleram o processo, como:
- Foto envelhecimento provocado pela radiação solar;
- Radicais livres;
- Maus hábitos;
- Herança genética.
Pessoas com sulcos profundos, flacidez, vincos nasogenianos (bigode chinês), rugas, excesso de flacidez e pele, perda de tônus muscular na face inferior com ausência do contorno da região mandibular são as mais indicadas. Geralmente é aconselhado após os 40 anos.