cirurgia ortognatica

Cirurgia ortognatica

A cirurgia ortognatica trata das deformidades dento faciais por meio de um procedimento incisivo, que é uma técnica na qual osteotomias são realizadas no sistema mastigatório com o fim de corrigir as discrepâncias existentes entre a maxila e a mandíbula e, dessa forma, promover o equilíbrio estético e funcional entre a face e o crânio.

Antigamente, os estudos para o tratamento dessas deformidades se baseavam apenas em ajustar a oclusão do paciente, visto que era tomado como fonte do tratamento apenas a ortodontia e as análises ósseas. Porém, esse tipo de lógica é incompleta, devendo o cirurgião e ortodontista compreenderem que a análise macro do tratamento deve ser feita da pele e tecidos moles para o osso.

Assim, toda a preparação ortodôntica deve ser focada no reposicionamento maxilar de forma a permitir a melhor relação tecidual e estética após a cirurgia ortognatica, ainda que para isso, prescrições ortodônticas devam ser adequadas e customizadas, o que trás com certeza o melhor resultado funcional e estético.

As particularidades da cirurgia ortognatica

A cirurgia ortognatica para correção das assimetrias faciais mais rígidas é uma das mais complexas dentro dos procedimentos da área. Normalmente as correções de deformidades dento faciais são do tipo:

  • classe l;
  • classe ll;
  • ou classe lll.

Esses tipos mais delicados precisam de movimentos horizontais e/ou verticais, ao contrário dos movimentos necessários para as correções de assimetrias simples. Os procedimentos de assimetria, precisam de correções nos 3 eixos de rotação (X, Y e Z) fazendo com que os ossos da face obedeçam movimentos de grande amplitude, além de ser necessários grandes ajustes ósseos e frequentes enxertos ósseos de grande porte.

Ao contrário dos casos de cirurgia ortognatica tradicionais, esses pacientes possivelmente podem passar por mais de uma intervenção cirúrgica para se corrigir todo o problema.

Quando a cirurgia ortognatica é indicada?

A cirurgia ortognatica é indicada quando há o reconhecimento da impossibilidade da execução do tratamento ortodôntico isolado, o que acarretaria em instabilidade e desequilíbrio ósseo dentário. A cirurgia ortognatica é realizada durante um determinado ciclo do tratamento ortodôntico.

Vale pontuar que a correção de uma má oclusão pelo tratamento conjunto, necessita de uma equipe multidisciplinar, composta pelo ortodontista, pelo médico dentista clínico, pela equipe de apoio e pelo cirurgião buco maxilo facial.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica:



Informações