prótese fixa

A prótese fixa

A prótese fixa é necessária quando um ou mais dentes são perdidos. A perda dentária é um problema que incomoda muito os pacientes no quesito estético e prejudica a funcionalidade bucal, principalmente ações como a fala e a mastigação. Os problemas ligados ao sorriso afetam muito a autoestima das pessoas, afinal um sorriso bonito diz muita coisa.

Graças aos avanços na odontologia, atualmente existem diversas formas de resolver problemas bucais como a perda dentária. A forma, mais comum de resolver esse problema é através da colocação de prótese fixa, que deve substituir a função do dente natural perdido. Não é recomendado que, após a perda dentária, o buraco deixado pelo dente permaneça vazio. Mantê-lo desocupado pode agravar na retração do osso alveolar, que dá sustentação aos dentes e pode ser que os dentes vizinhos mudem de posição numa tentativa de ocupar o espaço deixado. Esses fatores podem prejudicar a parte funcional dentária.

Vantagens de colocar uma prótese fixa

Por ser uma alternativa moderna, a prótese fixa cumpre muito bem as características procuradas pelos pacientes como o conforto, a flexibilidade e a funcionalidade. A execução de certas atividades com a fala e a mastigação poderá ser feita de forma eficaz. A prótese fixa pode ser parcial, ocupando o espaço de vários dentes, ou, unitária, suprindo o espaço de apenas um dente. As principais vantagens da prótese fixa são:

  • Função mastigatória recuperada;
  • Fonética facilitada e clara;
  • Estética bucal.

Cuidados necessários e durabilidade

Cuidados bucais são necessários, independente da presença de prótese fixa, e quando o paciente possui qualquer tipo de prática os cuidados adotados devem ser o mesmos do que os realizados em um dente natural, já que eles realizam a mesma função. A escovação é principal meio de tratar e prevenir problemas odontológicos, ela deve ser feita após cada refeição de forma detalhada. Algumas dicas são: usar uma escova de cabeça pequena e cerdas macias ou uma escova interdental; utilizar fio dental e enxaguante bucal para complementar a higienização bucal.

Esses cuidados influenciam na durabilidade da prótese fixa, quanto melhor realizar a escovação dos dentes, menos resíduos alimentares terão e consequentemente a prótese fixa durará mais. Fatores como a qualidade do material utilizado, a adaptação da prótese ao organismo e o preparo correto do dente também influenciam.

O tempo de durabilidade da prótese fixa é relativo, ele varia de acordo com alguns fatores como: o preparo correto do dente que vai receber a prótese; a adaptação da prótese ao dente; o espaço em que a prótese é colocada; a qualidade dos materiais utilizados e a aceitação da prótese pelo organismo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese fixa:



Informações