aparelho dental

Aparelho dental ajuda a conseguir um sorriso mais bonito

O uso do aparelho dental é um dos tratamentos ortodônticos mais procurados uma vez que ajuda muitas pessoas a obter um alinhamento dos dentes e um sorriso mais bonito. Além disso, os tratamentos ortodônticos apresentam hoje menor tempo de duração, não geram tanto incômodo e ainda ganharam opções como os aparelhos estéticos, que proporcionam maior conforto, segurança e não ficam muito marcantes no rosto.

Além de ajudar no quesito estético, vale lembrar que o uso de aparelho dental ajuda a alinhar os dentes e, consequentemente ajuda a reduzir os esforços e stress gerado nas articulações e músculos da região facial acionados durante a mastigação e fala, por exemplo.

O uso do aparelho dental deve ser recomendado por um profissional que avalie necessário a sua presença como forma de tratamento ortodôntico. Sendo assim, são indicados para resolver problemas como pequenas imperfeições e desalinhamentos, assim como os casos mais graves em que os dentes se encontram sobrepostos.

Conheça os tipos de aparelho dental disponíveis

Os diferentes problemas ortodônticos de cada paciente devem ser ajustados aos tipos de aparelho dental existentes. Dessa forma, a combinação deve se adequar a oclusão, idade, problemas e anseios do paciente, por exemplo.

Dentre os tipos de aparelhos existentes, encontram-se:

  • Alinhadores: é uma forma móvel e consiste no uso de um conjunto de moldeiras que se diferenciam e levam os dentes de maneira gradativa para a devida posição;

  • Aparelho fixo: é constituído por braquete, bandas e arco ortodôntico. Existem as formas estéticas que disfarçam a presença e não proporcionam um aspecto metálico;

  • Aparelho móvel: pode ser empregado como uma forma de contenção para pessoas que utilizaram o aparelho fixo;

  • Aparelho lingual: indicados para resolver casos mais simples e curto intervalo de duração.

Aparelho dental e sua importância

Os dentes que estão estão tortos ficam mais sujeitos a condições que propiciem o aparecimento de cáries, doenças gengivais e o acúmulo de restos de alimentos e placa bacteriana.

Outro ponto importante que indica a importância do uso do aparelho dental são os casos de pacientes com dentes protruídos. Isso porque os dentes que se apresentam deslocados para frente ficam mais suscetíveis a fraturas e traumas.

Dessa forma, a correção dos dentes tortos ajudam a evitar tais condições e outros problemas que acometem a saúde bucal do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dental:



Informações