clínica odontopediatria

Clínica odontopediatria

A odontopediatria é campo da odontologia responsável pela saúde bucal de crianças e bebês. Por isso trata-se de uma das especialidades mais importantes na odontologia, isso porque não é novidade que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é decorrente de experiências negativas que tiveram no consultório quando crianças. Ou seja, um tratamento sem traumas, aliado à psicologia comunicativa e delicadeza, em conjunto com ações preventivas, é o melhor que se pode oferecer aos pequenos.

Uma clínica odontopediatria, portanto, é responsável pela saúde oral não só das crianças que já tem seus primeiros dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Inclusive, as mães devem procurar esse tipo de estabelecimento durante a gravidez, enquanto ainda têm algum tempo sobrando, para se informar a respeito dos cuidados que devem tomar a partir do nascimento.

Por que uma clínica odontopediatria é tão importante?

Conforme mencionado, o medo que muitos adultos têm do dentista é consequência da falta de acompanhamento profissional enquanto crianças ou mesmo pela presença de um acompanhamento inadequado. Por isso, é importante que desde sempre as mães levem os pequenos em uma clínica odontopediatria, não só para que eles se habituem à prática de cuidar da saúde bucal regularmente, mas também para que as principais doenças da região sejam prevenidas.

Além disso, o trabalho dos dentistas odontopediátricos é realizado de forma diferenciada, a parte psicológica é fortemente levada em consideração; em uma boa clínica é possível ter o atendimento adequado para que a criança sinta confiança no dentista e tenha o tratamento feito com tranquilidade. Vale ressaltar que esse tipo de estabelecimento tem seus serviços focados em:

  • mães em fase de gestação;
  • bebês;
  • crianças;
  • adolescentes.

Os serviços prestados em uma clínica odontopediatria

Em uma clínica odontopediatria é possível encontrar praticamente todos os serviços de uma clínica odontológica para adultos, porém com o foco voltado para crianças. Nesse sentido, os serviços são mais direcionados para a prevenção de doenças fortemente presentes no desenvolvimento da criança, como as famosas cáries, por exemplo. Sendo assim, ao escolher uma clínica odontopediatria opte pela alternativa que mais dispuser de serviços focados no bem-estar da criança.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clínica odontopediatria:



Informações