aparelho de dente transparente

Aparelho de dente transparente: tratamentos ortodônticos estéticos

Os tratamentos ortodônticos estéticos surgiram para atender as demandas de um público cada vez mais exigente e preocupado com a sua imagem. Sendo assim, algumas modalidades contam com o uso do aparelho estético ou aparelho invisível.

Vale ressaltar que o aparelho estético, conhecido como aparelho de dente transparente, e o aparelho invisível são tipos de aparelhos ortodônticos distintos.

O aparelho de dente transparente é uma versão para quem não gosta da aparência do aparelho fixo tradicional, que apresenta um visual metálico. Sua aparência mais discreta é dada pelo fato de que o aparelho de dente transparente utiliza materiais como policarbonato, porcelana ou safira, que possuem a cor mais parecida com a dos dentes.

Já os aparelhos invisíveis, estes se assemelham com uma placa utilizada por pessoas com bruxismo, de modo que seu uso é mais indicado para casos de correção mais brandos. São formados por finas películas translúcidas e não são fixas.

Por que escolher o aparelho de dente transparente para ajudar a corrigir seus dentes?

O uso de aparelhos fixos era comumente visto na boca de jovens. Recentemente esse paradigma sofreu alterações, de modo que muitos adultos passaram a fazer uso desse tipo de correção. Por conta dessa demanda, a ortodontia desenvolveu formas mais eficientes e visualmente mais atrativas e discretas, como o aparelho de dente transparente.

Sendo assim, essa forma de tratamento é mais vantajosa pois:

  • Conseguem conciliar tratamento, beleza e conforto;

  • É feito com material mais leve e machucam menos o usuário, quando comparado com as formas tradicionais que utilizam o metal;

  • Os materiais empregados, como a porcelana e safira, tem cores que se assemelham mais a cor natural dos dentes;

  • São formas removíveis, de modo que facilitam a limpeza dos dentes e também do aparelho.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com o aparelho de dente transparente?

Os cuidados com o aparelho de dente transparente devem ser adotados para que ele não fique amarelado, principalmente os que são feitos de policarbonato. A alimentação é o principal agente que contribui para a alteração da cor do aparelho e, por isso, é nela que devem se concentrar as maiores cautelas. Sendo assim, deve-se evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados ricos em corantes e também bebidas como café e vinho tinto. A escovação e higienização devem ocorrer com cuidado redobrado.

Outro importante aspecto é o fato de que os materiais utilizado na fabricação do aparelho de dente transparente são mais frágeis. Por isso, alimentos muito duros e crocantes devem ser consumidos com ponderação.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho de dente transparente:



Informações