colocação de aparelho dentário

Colocação de aparelho dentário

Muitas pessoas acreditam que a colocação de aparelho dentário só é necessária para as pessoas que possuem um ou mais dentes tortos, mas na verdade o aparelho pode ser utilizado em muitos casos com diversos objetivos diferentes.

Quando a colocação de aparelho dentário é necessária

A colocação de aparelho dentária vai muito além da simples estética bucal e é essencial para casos de pessoas que possuem alguma deformidade na arcada dentária e que por isso podem ter problemas no cotidiano.

Tais como:

  • Má oclusão (mordida torta);

  • Problemas de mastigação;

  • Problemas de fonética.

Nos casos de má oclusão a colocação de aparelho dentário é devido a necessidade de puxar ou empurrar a arcada superior e inferior para alcançar a posição correta, que é com a arcada superior levemente à frente da arcada inferior.

Os problemas de mastigação também podem ser um grande incômodo, por isso nesses casos a colocação de aparelho é feita para alinhar os dentes da melhor maneira possível para que o paciente possa ter uma boa alimentação sem problemas.

Por fim, a fonética, ou o modo como as palavras são ditas, podem ser prejudicados por dentes tortos ou até mesmo que não nasceram. Por isso a colocação de aparelho dentário é importante para que essas pessoas possam trabalhar essas questões fonéticas e até mesmo se livrar de um incômodo constrangedor.

Além desses, claro que a estética ainda é um fator muito levado em conta para a colocação de aparelho dentário, isso porque é comum que algumas pessoas se sintam incomodadas com seus sorrisos com algum dente torto ou fora do eixo, mas nesses casos um curto período de tempo (por volta de um ano) já pode ser suficiente para o reparo total.

Como escolher um aparelho dentário

Uma vez que o dentista apontou a necessidade da colocação de aparelho dentário, o paciente normalmente tem a opção de produzir o aparelho metalizado, que é o mais conhecido e utilizado.

Ou ainda, é possível fabricar o aparelho em porcelana, de maneira que ele se torna mais camuflado aos dentes e pode ser mais harmonioso para o sorriso. Mas o investimento é um pouco maior, então o essencial é consultar o dentista para entender as melhores condições de cada um dos tipos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende colocação de aparelho dentário:



Informações