manutenção de aparelho dentário

A importância da manutenção de aparelho dentário

Os que precisam realizar periodicamente manutenção de aparelho dentário devem seguir com cuidado as recomendações do dentista. O período de utilizar aparelho é desagradável para muitas pessoas, principalmente por incomodar em tarefas cotidianas e causar certo constrangimento, portanto obedecer o cronograma de visitas ao dentista é importante para que o tratamento ocorra tranquilamente e não se prolongue mais do que o necessário.

Um detalhe importante é que a manutenção de aparelho dentário deve ser feita apenas por um dentista qualificado, de preferência o que receitou o aparelho e fez sua instalação em primeiro lugar. Isso vale especialmente em situações que o aparelho se solta ou se rompe, sendo altamente contra-indicado que o paciente tente consertar por conta própria, visto que ele pode danificar permanentemente o aparelho e até se machucar.

Como funciona a manutenção de aparelho dentário

Antes da manutenção de aparelho dentário, é importante entender o funcionamento de um aparelho, que no caso dos do tipo fixo costuma ser de forma similar. Ele é formado por bráquetes, estruturas metálicas uma para cada dente que são tensionadas por arcos de metal, responsáveis por exercer a força nos dentes de forma que lentamente ajustem a mordida do paciente. As duas estruturas são ligadas pelas famosas borrachinhas, que podem ser coloridas ou não.

A manutenção de aparelho dentário consiste majoritariamente em duas ações: trocar as borrachinhas para que a força do elástico se mantenha otimizada e trocar o diâmetro dos arcos para que a mordida vá progredindo para a posição correta. Existem os aparelhos chamados de auto-ligados que dispensam as borrachinhas e exigem apenas a troca dos arcos.

Além da manutenção de aparelho dentário, para o bom andamento de um tratamento com aparelho é necessário conservar alguns cuidados como:

  • Higienizar o aparelho após as refeições;
  • Higienizar o céu da boca corretamente;
  • Evitar alimentos desfiados e excessivamente açucarados;
  • Usar fio dental diariamente.

Encontrando um bom profissional para manutenção de aparelho dentário

Existem serviços especializados em auxiliar no contato e agendamento de consulta com dentistas e outros profissionais de saúde. Eles funcionam de forma semelhante a motores de busca, exigindo apenas algumas informações antes de encontrar o profissional mais qualificado próximo a sua localização. Através dessa ferramenta também é possível agendar consultas nos horários e dias mais adequados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende manutenção de aparelho dentário:



Informações