odontopediatria infantil

Saiba mais sobre odontopediatria infantil

Muitas pais se perguntam a partir de qual momento se deve cuidar da saúde dental de seus filhos. Segundo a odontopediatria infantil, a resposta é: desde que nascer o primeiro dente de leite. A saúde bucal de bebês e crianças é cheia de particularidades, mas segue o mesmo conceito básico da dos adultos que é evitar o acúmulo de bactérias na boca.

Inclusive, o problema mais comum combatido pela odontopediatria infantil é o mesmo que mais afeta adultos, que são as cáries. Esse problema é tradicionalmente causado pelo acúmulo de placa bacteriana, de forma que ocorra corrosão bacteriana nos dentes causando desconforto.

Na odontopediatria infantil, as cáries são popularmente conhecidas como "cárie de mamadeira", nome dado pois a contração deste problema tem bastante a ver com hábitos inadequados de alimentação da criança.

Tratamentos e cuidados na odontopediatria infantil

A cárie de mamadeira é contraída na maior parte dos casos quando a criança é alimentada a noite, o que aliado com uma má higiene bucal cria um ambiente muito propício para proliferação de bactérias enquanto o bebê dorme, tornando necessário os serviços de odontopediatria infantil.

Os dentes de leite são extremamente vulneráveis para bactérias principalmente nos primeiros anos de vida, visto que as camadas de proteção ainda não estão completamente constituídas. Entre os cuidados que a odontopediatria infantil sugere para tratar e evitar cáries e outros problemas nessa idade são:

  • Escovar os dentes com escova apropriada;
  • Uso de creme dental com flúor apropriado;
  • Evitar alimentação poucas horas antes da criança dormir;
  • Evitar alimentos com açúcar em sua composição.

Cuidando dos dentes de uma criança

A odontopediatria infantil sugere que a atenção e cuidado profissional sejam constantes, principalmente a partir do momento em que os dentes de leite forem caindo e sendo substituídos pelos dentes permanentes. O recomendado é uma visita ao dentista a cada seis meses, para que a criança aprenda técnicas de escovação e previna outros problemas.

Os cuidados caseiros da odontopediatria infantil são os mesmos recomendados para adultos, que são escovar os dentes três vezes ao dia e uso diário de fio dental. Seguindo essas recomendações, é possível ter uma boa higiene bucal e evitar problemas como cáries e outras condições ruins.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende odontopediatria infantil:



Informações