tratamento da carie dentaria

Como funciona o tratamento da carie dentaria

O tratamento da carie dentaria é feito pelo dentista, e também é conhecido como obturação, o procedimento consiste na remoção da cárie, do tecido infectado e cobertura do dente com uma substância que pode ser resina, amálgama ou porcelana. Hoje em dia existem 2 formas de realizar esse tratamento, com anestesia e uma broca para raspar toda a cárie ou por meio do uso de um gel chamado papacárie, que consegue amolecer a cárie e dar fim a todo o tecido lesionado, de forma simples, sendo uma boa opção para quem tem medo de ir ao dentista.

No entanto, o tratamento da carie dentaria realizado no consultório médico é sempre o mais recomendável e eficiente. Uma das principais bactérias causadoras da cárie é a streptococcus mutans, presente principalmente na boca de crianças por conta da frequente ingestão de doces. Porém, a principal causa do surgimento de cáries continua sendo a higiene bucal inadequada, especialmente quando associada ao consumo exagerado de alimentos com açúcar, como:

  • bolos;
  • doces;
  • e biscoitos.

Isso porque o açúcar é um elemento que facilita o desenvolvimento de bactérias nos dentes.

Os sintomas que levam ao tratamento da carie dentaria

O principal sintoma que leva ao tratamento da carie dentaria é a dor de dente, mas em alguns casos particulares pode ainda existir:

  • Dor excessiva ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrons ou brancas na parte frontal do dente;
  • Sensibilidade ao tocar no dente;
  • Gengiva dolorida e inchada.

No início do problema, muitas vezes a cárie não apresenta nenhum sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros indícios é muito importante ir imediatamente ao dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento da carie dentaria, evitando complicações como uma infecção mais aguda ou a perda de dentes.

Como prevenir o tratamento da carie dentaria

A melhor forma de evitar ter que passar por um tratamento da carie dentaria é escovando bem os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia para eliminar os restos de comida da boca e evitar a formação da placa bacteriana. Tomar um pouco de água depois das refeições também é uma boa inciativa, especialmente quando não se pode escovar os dentes logo em seguida. No caso de ter que recorrer ao tratamento da carie dentaria, o primeiro passo é procurar por um dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento da carie dentaria:



Informações