dente canal aberto

Como agir com o dente canal aberto

É comum ouvir falar sempre dente canal aberto. E muitas pessoas têm arrepios apenas ao escutar falar a respeito dessa situação, principalmente quando esta já foi vivida por amigos ou parentes próximos. O fato é que nasceu um mito sobre o dente canal inflamado, de modo a tornar comum uma associação do mesmo com a perda de dente. No entanto, a verdade é que as técnicas de endodontia estão cada dia mais avançadas e um bom tratamento de canal pode reduzir o dente canal inflamado sem maiores complicações.

Causas de dente canal aberto

Dente canal aberto é, em palavras resumidas, uma irritação da polpa do dente, também conhecido na linguagem popular como nervo. Esse incômodo é frequentemente causado por fatores externos de outras doenças odontológicas mais tradicionais.

  • Cáries – a mais tradicional doença dentária desmineraliza o dente e permite que bactérias cheguem à polpa;
  • Doenças periodontais – as enfermidades na gengiva são sorrateiras, e pequenos sangramentos como gengivite quando não tratados podem desenvolver uma doença periodontal;
  • Traumas na arcada dentária;
  • Má higienização acompanhada de uma alimentação desregrada.

Fugindo da extração

O dente canal inflamado pode ser insuportável a ponto de ser cogitada, inconscientemente, a extração como a maneira mais eficaz de acabar com a dor. Todavia, esse pensamento bate de frente com os avanços da medicina e odontologia modernas, que cada vez mais tentam diminuir a dor de dente canal inflamado sem causar malefícios na boca do paciente, como a extração de um dente.

A modernidade do tratamento da dor de dente canal inflamado inclui, durante as necessidades do paciente, abrir o dente e aliviar a dor, retirando as bactérias presentes no lugar e remendar sua região interna. A remoção da polpa que adoeceu permite um espaço largo que possibilita a introdução de material de obstrução, que é o responsável por eliminar as bactérias invasoras.

A dor de dente canal inflamado, no entanto, é sempre consequência de agravamentos de doenças mais simples, como a gengivite e a cárie, sendo, portanto ideal a recomendação de visitas regulares a um consultório de dentista para tratamento preventivo e uma boa escovação diária.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dente canal aberto:



Informações