dente canal aberto doendo

O socorro na hora do dente canal aberto doendo

Muito se ouve falar sobre a dente canal aberto doendo. E muitas pessoas possuem arrepio apenas ao ouvir falar desse caso clínico, principalmente quando este já foi vivenciado por amigos ou parentes próximos. Fato é que se criou uma falsa verdade em cima do que se sabe sobre dente canal aberto doendo de modo a associar esse problema às máximas da perda de dente, quando na verdade técnicas de entodontia estão bem evoluídas e um bom tratamento de canal pode reduzir dente canal aberto doendo sem maiores complicações.

Causas do dente canal aberto doendo

O dente canal aberto doendo é uma irritação da polpa do dente, também chamado por aí como nervo. Esse desconforto é geralmente provocado por fatores externos, como outras doenças dentísticas mais habituais.

  • Cáries – a mais tradicional doença da saúde bucal desmineraliza o dente e possibilita que bactérias cheguem à polpa;
  • Doenças periodontais – as doenças da gengiva passam despercebidas e pequenos sangramentos como gengivite podem desenvolver uma doença periodontal;
  • Dentes com traumas;
  • Higienização inapropriada acompanhada de má alimentação.

A extração não é a melhor solução

O dente canal aberto doendo pode ficar insuportável a ponto de ser cogitada a extração como a maneira mais eficaz de dar um fim na dor. Todavia, essa ideia bate de frente com os avanços da odontologia moderna, que procura cada vez mais atenuar quando existe dente canal aberto doendo sem causar dolo à boca do paciente com a extração do dente. A eficácia do tratamento moderno do dente canal aberto doendo atribui, durante a crise do paciente, em abrir o dente e aliviar a dor, tirando dali as bactérias presentes no lugar e então remendar sua região interna. A retirada da polpa doente, quanto mais bem-feita, mais permite um espaço largo que autoriza a introdução de material de obstrução, o responsável por acabar com as bactérias invasoras. O dente canal aberto doendo, porém, é sempre consequência da piora de doenças mais simples, como a gengivite e a cárie, e então, a prevenção ainda segue sendo a melhor maneira de se evitar esse problema, através de escovação adequada, o correto uso do fio dental e uma boa alimentação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dente canal aberto doendo:



Informações