cirurgia de mandíbula

Cirurgia de mandíbula

A mordida torta é um problema que afeta muitas pessoas. Não apenas a aparência física é prejudicada, como toda a boca, que pode obter sérias complicações, como é o caso das cáries e doenças gengivais.

Atualmente, o setor de odontologia oferece uma variedade de tratamentos para a correção da mordida torta, que dificulta a correta higienização e, por esse motivo, é suscetível a problemas que podem causar a extração dos dentes.

Uma das alternativas mais procuradas para a correção da mordida (também conhecida como oclusão) é a cirurgia ortognática, chamada popularmente de cirurgia de mandíbula.

Conhecendo a cirurgia de mandíbula

A palavra ortognática, que também pode ser caracterizada como cirurgia de mandíbula, vem do latim “orto” (correto) e “gnatos” (maxilares). O seu principal intuito é melhorar a oclusão e, consequentemente, a estética de um indivíduo.

A cirurgia de mandíbula normalmente é procurada por pessoas que já estão na fase adulta e apresentam como problemas a mordida cruzada e a desarmonia facial. Os seus resultados são mais eficazes e mais rápidos do que outros tipos de tratamentos ortodônticos, mesmo que seja considerado um procedimento invasivo.

Os principais benefícios da cirurgia de mandíbula são:

  • Menos dores para os pacientes;
  • Mordida correta;
  • Facilidade na hora da higienização, evitando cáries e doenças na gengiva;
  • Melhor respiração;
  • Funções da fala melhoradas;
  • E harmonia facial.

É importante ressaltar que a cirurgia de mandíbula não possui somente um caráter estético, mas funcional, já que problemas do esqueleto maxilofacial podem ser evitados.

Realizando a cirurgia de mandíbula

Em média, a cirurgia de mandíbula dura de 2h a 4h, a depender de cada caso. Feita por um dentista especializado em traumas, a cirurgia de mandíbula tem o objetivo de posicionar os maxilares corretamente dentro da boca.

Para a sua realização, é necessário que o profissional faça um procedimento virtual, para que os resultados do mesmo possam ser passados para o centro cirúrgico. Assim, é possível saber como será a execução dentro da sala de cirurgia.

A cirurgia de mandíbula é realizada por dentro da boca, onde o maxilar é quebrado em partes para o profissional modificar a posição do mesmo de forma correta.

Portanto, se você tem problemas com mordida torta e desarmonia facial, procure um dentista ou um médico para o melhor tratamento ser indicado. E caso ele indique a cirurgia de mandíbula, não deixe de tirar todas as suas dúvidas a respeito.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de mandíbula:



Informações