faceta nos dentes

Qual a função da faceta nos dentes?

A faceta nos dentes é recomendada para quem possui manchas nos dentes, lascas ou espaços entre eles. Ela é uma peça fina de porcelana, o que justifica o alto custo que ela possui, que recria a aparência natural dos dentes, e, em conjunto, fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. A moldura dela é voltada para contornar os dentes do paciente e ser colada no esmalte natural.

Esse é um processo irreversível, por esse motivo é necessário muita pesquisa e conversas com um profissional. Ela tende a ser um tratamento estético, e que é mais discreto que coroas dentárias e aparelhos por exemplo. Isso pode pesar para o lado positivo para muitos pacientes que procuram apenas melhorar a estética dentária.

O passo a passo da faceta nos dentes

O passo a passo da faceta nos dentes se diferencia caso ela for pré-fabricada em consultório, ou for enviada para ser feita em laboratório. Quando ela é fabricada em laboratório, o processo tende a demorar duas consultas. Segue abaixo o procedimento.

  • Anestesia local/limpeza dos dentes;
  • Moldagem;
  • Faceta temporária;
  • Remoção;
  • Tratamento e colagem;
  • Polimento.

O processo é iniciado com a anestesia local, que pode ser necessária ou não dependendo de cada paciente. Com isso, o dentista inicia a limpeza nos dentes para determinar o formato correto da faceta nos dentes, além de remover um pouco do esmalte dentário para fornecer espaço para quando for necessário inserir a faceta.

O dentista, assim, faz uma moldagem para ser enviada ao laboratório, e coloca uma faceta temporária com o local de gravação no centro do dente, se afastando das margens. Esse passo dura até o retorno da faceta feita em laboratório, quando a remoção da faceta temporária é feita e o dente lavado com pedra-pomes e água. A faceta original recebe um tratamento na superfície utilizando apenas água. Um adesivo é colocado ao preparar ela, para assim colocar o cimento e a faceta para ajustes e deixar o contorno correto.

Sendo assim, a faceta nos dentes é tratada durante 60 segundos com luz em toda a superfície para ocorrer a colagem à estrutura dos dentes. Para finalizar, o dentista remova o excesso de material para fazer o polimento das margens. É necessário um retorno ao consultório para checagem do conforto da faceta.

Cuidados e hábitos

Os cuidados necessários com a faceta nos dentes são simples e nada fora do comum. É necessário manter a higiene bucal em dia, escovando os dentes com pasta de flúor não abrasivo, e usar fio dental. Além disso, alguns hábitos devem ser evitados, por exemplo, o consumo de café e alimentos com pigmentos que mancham os dentes tendem a causar uma menor vida útil a faceta nos dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende faceta nos dentes:



Informações