implante dentário

Cirurgia de implante dentário resgata sorriso completo

A falta de dentes na boca é uma situação incômoda. A condição afeta a mastigação e a fala, além de deixar as pessoas inseguras de sorrir e falar abertamente. O implante dentário é uma alternativa para a substituição de dentes de forma segura, isso porque as raízes são substituídas por pinos de titânio e os dentes confeccionados em resina ou porcelana. A técnica é superior em comparação com as próteses removíveis e fixas, normalmente consideradas desconfortáveis e dolorosas.

Como são colocados os pinos

O procedimento mais convencional de instalação do implante dentário é considerado simples. Ela se inicia com a aplicação da anestesia local das arcadas em que os pinos de titânio ficarão. Após a anestesia, o dentista realiza um corte na gengiva, revelando o leito ósseo, que será perfurado progressivamente com brocas, permitindo o melhor encaixe para cada formato de implante.

Com as cavidades abertas, os pinos são inseridos. O implantodontista, por fim, coloca uma tampa de proteção nos pino, suturando a gengiva. Nessa técnica convencional, os pacientes não saem do consultório com os dentes definitivos. Eles recebem próteses provisórias para realizar as atividades do cotidiano. Alguns cuidados devem ser tomados durante o pós-operatório para que o procedimento não seja perdido:

  • Escovação cautelosa após as refeições, ou três vezes por dia;
  • Evitar o fumo para que a cicatrização não seja afetada;
  • Não ingerir alimentos duros;
  • Visitas regulares ao dentista.

Métodos de implante dentário

O implante dentário possui métodos que repõem totalmente ou parcialmente os dentes da boca. A escolha pela melhor abordagem será feita por um profissional, analisando também a estrutura óssea do paciente. Isso porque se não houver um maxilar ou mandíbula adequados, é preciso que um enxerto ósseo seja feito.

Com a certeza da continuidade dada pelo dentista, ele pode escolher entre três técnicas: ósseo integrado, prótese protocolo e overdenture. A primeira é utilizada para dentes unitários. Os pinos são fixados em uma cirurgia, e, após quatro ou seis meses, uma nova operação é feita para que os dentes sejam conectados.

O implante dentário do tipo prótese protocolo substitui todos os dentes de uma arcada de forma fixa, o que significa que o paciente não poderá retirá-la para fazer a limpeza. No entanto, esse modelo confere uma grande estabilidade por estar segura em quatro a oito pinos de titânio.

Já o implante dentário overdenture é um dispositivo removível que simula a dentadura, e que é possível ser feita a higienização. No entanto, diferentemente do formato em prótese, a overdenture possui estabilidade por ter uma barra metálica que a segura em dois a seis pinos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende implante dentário:



Informações