aparelho fixo

Aparelho fixo

A história do aparelho dentário fixo tem mais de 250 anos. Ele foi inventado nos Estados Unidos, e fazia uso de sistemas com couro e materiais que na época eram tidos como revolucionários, para exigências mecânicas diversas. Com o passar do tempo, o aparelho fixo foi-se popularizando, e aos poucos assumindo o seu lugar como principal método de tratamento de problemas dentários corretivos.

O aparelho fixo foi aos poucos sendo adotado por famílias de todas as classes sociais, e assim, desde os anos 70, foi substituindo os metais grossos por metais mais finos e as inserções por sistemas emborrachados e de porcelana e safira. Hoje, ele usa também sistemas transparentes. O sistema fixo continuou como o mais comum, assim como o mais amplo em termos de alcance social. A maioria dos eventos odontológicos requerem, aliás, esse tipo de aparelho. Quando alguém pensa em aparelho, normalmente pensa no fixo, com sua aparência metalizada.

O aparelho fixo mais comum é ainda o emborrachado

Muitos clientes, com a queda nos preços de forma geral, já começam a pedir sistemas transparentes e mais discretos de aparelho fixo. Mas o aparelho mais comum é ainda o fixo com sistemas de contraforças e sistemas de borrachinhas (bráquetes) por meio de metais. Outros sistemas, com elásticos e porcelanas/safiras, conquistam mercado, mas ainda são mais caros, de forma geral.

  • O aparelho emborrachado por vezes apresenta deslocamentos das borrachinhas;
  • O aparelho fixo de borracha também tende a apresentar problemas de ajuste;
  • O aparelho autoligado fixo corrige esse tipo de problema;
  • O aparelho autoligado também pode ser estético, ou seja, praticamente transparente;
  • Não escolha o aparelho apenas pela função estética, ele deve corrigir seu sorriso.

O aparelho fixo mais interessante depende de sua demanda específica

Se você tem algum problema sério que pode ser corrigido por extração, pode também imaginar que ele consiga ser corrigido por aparelho. Por isso, a melhor solução ou o melhor aparelho são geralmente aqueles que resolvem sua demanda, algo que só um dentista bastante experiente consegue determinar com calma. O aparelho, como se tornou muito atraente, pode ser confundido com algo estético, o que definitivamente não é. Consulte o seu dentista a respeito.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho fixo:



Informações