cirurgia maxilofacial

Tratamento com cirurgia maxilofacial para os pacientes

A ortodontia é uma das especialidades entre as quais a odontologia se ramificou para trazer um atendimento mais completo para o paciente. Atualmente essa especialidade oferece ao paciente odontológico a possibilidade de reparar problemas como lesões, traumas, doenças, má formação óssea e outros através de uma cirurgia maxilofacial.

Esse é um procedimento que recupera as características estéticas do sorriso do paciente afetado por uma anormalidade ou uma limitação pós acidente por exemplo. Apesar desse tipo de procedimento resolver muitos problemas, isso não é indicado para qualquer situação. Por ser um processo muito invasivo, os profissionais não recomendam utilizar essa alternativa para corrigir problemas de alinhamento ou desnível por exemplo, nesse caso recomenda-se o uso de um aparelho ortodôntico.

O especialista responsável pelo caso faz uma avaliação da situação do paciente para obter uma análise completa do seu quadro clínico e só então poderá dizer se é possível realizar a cirurgia maxilofacial.

Vantagens de uma cirurgia maxilofacial

A cirurgia maxilofacial significa um avanço significativo dentro da odontologia ao longo dos anos pois é um procedimento que permite recuperar a condição estética do paciente e, em alguns casos, a condição funcional dos dentes também é restaurada. Isso porque trata os danos causados por acidentes, lesões causadas por doenças e até mesmo a má formação óssea. Esse reparo traz de volta a autoestima e o conforto para o paciente odontológico. Quando essa pessoa precisar passar por um tratamento desse tipo pode fazer uma consulta com um profissional especialista no assunto para obter uma avaliação e então esclarecer se é possível realizar a cirurgia maxilofacial no seu caso ou não.

A cirurgia maxilofacial traz muitos benefícios para o paciente e é indicada especialmente em casos como:

  • Má formação óssea;
  • Acidentes;
  • Lesões;
  • Traumas.

Para resolver alguns problemas decorrentes de formação óssea que sejam mais simples, por exemplo dentes desalinhados ou desnivelados, o paciente deve procurar atendimento com um ortodontista para fazer um tratamento através do uso de aparelhos ortodônticos. Em casos assim não há necessidade de passar por uma cirurgia maxilofacial e não é recomendável esse tipo de solução porque é muito invasivo.

Tratamentos odontológicos para os pacientes

A odontologia é um setor da área da saúde responsável por cuidar da região bucal dos pacientes, ou seja, os dentes e a gengiva. Para entregar aos pacientes um atendimento completo, esse ramo da saúde se dividiu entre muitas especialidades com serviços e procedimentos em função da demanda clínica que as pessoas precisavam. Isso garante uma ótima condição para a saúde bucal de cada um.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia maxilofacial:



Informações