cirurgia para extrair dente siso

Cirurgia para extrair dente siso

A cirurgia para extrair dente siso se tornou uma etapa comum e até mesmo esperada na vida das pessoas, além disso, a verdade é que cada vez mais o siso tem se tornado desnecessário, o que elimina completamente qualquer motivo de deixá-lo na boca.

Aliás, existem pessoas que já nascem sem eles e não têm qualquer prejuízo em relação à sua saúde ou funcionalidade bucal.

No entanto, é sabido que, muitas vezes, o nascimento do siso acaba causando desconfortos bem incômodos. Por esse motivo, já não é raro conhecer alguém que tenha realizado a cirurgia para extrair dente siso.

Vale lembrar que o dente do siso é uma das principais preocupações que envolvem a saúde bucal, já que costuma ser o último a nascer e, na maioria das situações, não se acomoda adequadamente por falta de espaço na arcada dentaria.

Quando deve-se fazer uma cirurgia para extrair dente siso?

De modo geral, a cirurgia para extrair dente siso deve acontecer apenas quando o nascimento desses dentes venha a representar algum prejuízo para a boca do paciente.

Pode ser pela tentativa deles nascerem e, sem espaço na mandíbula, ser a causa de doenças na boca, como por exemplo:

  • pericoronarite (inflação em torno do dente);
  • cárie;
  • reabsorção da raiz do dente adjacente, ou seja, prejudicar o dente segundo molar ao lado do siso;
  • periodontite, etc.

Esses problemas podem ser recorrentes e causar dor e mau hálito devido à dificuldade de manter uma higiene adequada. No entanto, vale pontuar que dentes do siso não entortam outros dentes, a menos que por falta de espaço acabem prejudicando a posição na arcada.

Qual é a melhor faixa para realizar a cirurgia para extrair dente siso?

Uma dúvida muito frequente sobre a cirurgia para extrair dente siso é, justamente, quanto ao momento mais indicado para fazer o procedimento.

De modo geral, os especialistas indicam que isso seja feito entre os 15 e 20 anos, já que a cicatrização é melhor nesse ciclo da vida.

A partir dos 30, estando os sisos inclusos ou não, existe a tendência da massa óssea existente ao redor se fundir com o dente, tornando a cirurgia para extrair dente siso e o pós-operatório mais delicados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia para extrair dente siso:



Informações