Cirurgia para extrair dente siso
A cirurgia para extrair dente siso se tornou uma etapa comum e até mesmo esperada na vida das pessoas, além disso, a verdade é que cada vez mais o siso tem se tornado desnecessário, o que elimina completamente qualquer motivo de deixá-lo na boca.
Aliás, existem pessoas que já nascem sem eles e não têm qualquer prejuízo em relação à sua saúde ou funcionalidade bucal.
No entanto, é sabido que, muitas vezes, o nascimento do siso acaba causando desconfortos bem incômodos. Por esse motivo, já não é raro conhecer alguém que tenha realizado a cirurgia para extrair dente siso.
Vale lembrar que o dente do siso é uma das principais preocupações que envolvem a saúde bucal, já que costuma ser o último a nascer e, na maioria das situações, não se acomoda adequadamente por falta de espaço na arcada dentaria.
Quando deve-se fazer uma cirurgia para extrair dente siso?
De modo geral, a cirurgia para extrair dente siso deve acontecer apenas quando o nascimento desses dentes venha a representar algum prejuízo para a boca do paciente.
Pode ser pela tentativa deles nascerem e, sem espaço na mandíbula, ser a causa de doenças na boca, como por exemplo:
- Pericoronarite (inflação em torno do dente);
- Cárie;
- Reabsorção da raiz do dente adjacente, ou seja, prejudicar o dente segundo molar ao lado do siso;
- Periodontite, etc.
Esses problemas podem ser recorrentes e causar dor e mau hálito devido à dificuldade de manter uma higiene adequada. No entanto, vale pontuar que dentes do siso não entortam outros dentes, a menos que por falta de espaço acabem prejudicando a posição na arcada.
Qual é a melhor faixa para realizar a cirurgia para extrair dente siso?
Uma dúvida muito frequente sobre a cirurgia para extrair dente siso é, justamente, quanto ao momento mais indicado para fazer o procedimento.
De modo geral, os especialistas indicam que isso seja feito entre os 15 e 20 anos, já que a cicatrização é melhor nesse ciclo da vida.
A partir dos 30, estando os sisos inclusos ou não, existe a tendência da massa óssea existente ao redor se fundir com o dente, tornando a cirurgia para extrair dente siso e o pós-operatório mais delicados.