especialista em tratamento de canal

Visitando o especialista em tratamento de canal

O especialista em tratamento de canal é o profissional da odontologia que seja especializado em endodontia. Ele é geralmente procurado por pessoas que estejam com dor insuportável de dente, mas nem sempre é necessário que o dente mostre sinais de dor para que o paciente deva buscar a ajuda profissional do dentista especialista em tratamento de canal.

O medo que muitos pacientes têm em fazer um tratamento de canal é intensificado pelas histórias e mitos que se contam sobre a extrema dificuldade e dor sentida durante esse procedimento, mas é algo que deve ser evitado e combatido.

As necessidades do tratamento

Um especialista em tratamento de canal deve ser procurado em casos que a polpa dentária esteja danificada. O procedimento consiste, então, na remoção do tecido desta polpa (ou nervo) que é a parte interna do dente. Quando essa parte é lesada, surge uma dor incômoda ao paciente, mas as vezes seu comprometimento pode nem estar acompanhado de sintomas.

Para tanto, visitas regulares ao seu dentista de confiança são sempre fundamentais para a boa manutenção da saúde bucal em um aspecto geral. Outros casos que podem exigir que o paciente busque um especialista em tratamento de canal é quando acontece alguma forma de pancada no dente que cause sua morte pulpar.

Os mitos acerca do canal

Nem toda dor de dente que surge do nada é necessária uma intervenção de um especialista em tratamento de canal. Vale lembrar que o tratamento de canal não dói na hora, mas por ser um procedimento cirúrgico, pode sim apresentar incômodos e desconforto no paciente durante o período pós-operatório, embora isso não seja regra.

Mais algumas curiosidades sobre o tratamento de canal podem ser observadas:

  • O tratamento pode variar entre uma e três sessões;
  • Complicações no pós-operatório são possíveis, como em qualquer cirurgia;
  • O cuidado com a alimentação e à exposição ao sol são redobrados no pós-operatório;
  • Se não tratado, o canal pode causar problemas sistêmicos ao paciente.

O especialista em tratamento de canal pode ser evitado quando o paciente tem bons hábitos de boa escovação e higienização através do uso do fio dental, bem como no consumo moderado de alimentos com açúcar, uma vez que são fatores que desencadeiam a cárie e ela, se não tratada, promove a necessidade de uma visita a um endodontista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em tratamento de canal:



Informações