lente dentária

Posso usar lente dentária?

Com tantos procedimentos estéticos e odontológicos surgindo a cada dia, pode ser até um pouco complicado saber o nome e a função de cada um. Muitas pessoas quando vão ao dentista e procuram melhorar o sorriso e acabam se atrapalhando com tantas nomenclaturas, por isso hoje vamos tirar suas dúvidas sobre um tratamento que têm feito muito sucesso: a lente dentária.

O que é lente dentária?

A lente dentária é uma lâmina extra fina de resina ou porcelana que é colocada acima do dente e devido a sua espessura assemelha-se às lentes oculares. Existe todo um preparo do paciente para que possa usar as lentes, o procedimento raramente é feito em uma consulta:

  • O profissional avalia o formato dos dentes originais, rosto, lábios, cor dos dentes e até mesmo a personalidade do paciente;

  • A preparação consiste em lixar a superfície do dente para que ocorra o encaixe correto;

  • Os pacientes que querem visualizar o resultado antes ou estão inseguros, o profissional pode utilizar uma lente provisória que dura até dois dias;

  • Após toda a preparação, é feito um escaneamento 3D e após a visualização as lentes podem ser feitas à mão ou em uma impressora 3D;

  • Com uma espécie de adesivo líquido a lente dentária é colada ao dente.

Quem pode usar lentes dentárias?

O dentista é a única pessoa que pode indicar o uso das lentes dentárias e nem todos os problemas podem ser resolvidos com elas, quando há desvios muito grandes ou problemas na mastigação, esse tipo de procedimento não é recomendado antes que se faça o tratamento ortodôntico. Pessoas com bruxismo ou DTM também não podem utilizar.

As lentes dentárias podem ser usadas para consertar pequenos problemas como diastemas, alterações na textura, formato, dentes lascados em uma pequena parte, manchas escuras e tamanho (desde que não seja algo muito diferente). É um tratamento sem riscos, desde que feito com um profissional responsável e tem a duração de 5 a 10 anos.

Assim como dentes naturais, as lentes precisam de uma rigorosa rotina de higiene, evitar fumo, comidas que mancham, roer unhas e também visitas ao dentista a cada 6 meses.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente dentária:



Informações