lesões endo periodontais

Saiba mais sobre lesões endo periodontais

As lesões endo periodontais são um problema raro na odontologia, apesar de ser proveniente da associação de dois problemas relativamente comuns entre os pacientes. Essa condição é proveniente de uma situação de uma lesão na região interna do dente e uma infecção no mesmo local da gengiva, decorrente de uma periodontite.

A junção desses dois problemas graves que resultam nas lesões endo periodontais está associada ao descaso com a saúde bucal, nem tanto em situações como cuidados básicos de higiene, mas na ausência de tratamento profissional como para pessoas que apresentam uma dessas condições e não procuram um dentista para solucionar tal problema.

Os motivos para lesões endo periodontais com esse contexto são diversos, alguns confiam em soluções paliativas e outros acabam deixando de lado o cuidado com a saúde bucal, mas ambos podem ser evitados com o cuidado de um dentista.

Como tratar lesões endo periodontais

Caso o paciente tenha desenvolvido lesões endo periodontais, apenas o cuidado de um dentista qualificado pode resolver o problema. O tratamento nessas situações é longo e exige bastante disciplina do paciente para que tudo ocorre da melhor forma possível, visto que o uso de medicamentos antibióticos é essencial para conter as infecções.

Uma outra etapa do tratamento consiste em tratar a questão do canal inflamado na região interior do dente. Na maioria dos casos de lesões endo periodontais, o nervo dental está inflamado e exige uma cirurgia de canal, que é remover o nervo e a polpa do dente infeccionado, para posteriormente reconstituir a região com uma obturação.

Após um tratamento de canal para lesões endo periodontais, é necessário alguns cuidados para que a recuperação seja tranquila, são eles:

  • Repouso absoluto pelo período indicado pelo dentista;
  • Alimentação na consistência líquida ou pastosa;
  • Aplicar compressas geladas em caso de inchaço;
  • Usar analgésicos para conter dores.

Evitando lesões endo periodontais e outros problemas

Para evitar todo o transtorno gerado por esses problemas, é necessário seguir as recomendações básicas de saúde bucal, principalmente a de visitar o dentista uma vez a cada seis meses. O contato com o profissional trata doenças em estágio inicial, prevenindo condições graves como essa. Além disso, escove os dentes três vezes ao dia e use fio dental diariamente para evitar o acumulo de placa bacteriana.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lesões endo periodontais:



Informações