especialista em aparelho dentário

Especialista em aparelho dentário: funções e tratamento

O tratamento feito por um especialista em aparelho dentário é voltado para corrigir a mordida do paciente, além de, claro, a estética dentária, desentortando os dentes e tornando-os alinhados. O resultado é um sorriso mais bonito, o que pode afetar positivamente na autoestima e confiança pessoal, mas além disso, ele melhora consideravelmente a saúde bucal. Os dentes apinhados e tortos dificultam a limpeza do boca, levando à cárie dentária, doença periodontal, e até mesmo na perda dos dentes.

O tempo de duração do uso do aparelho dentário varia de paciente para paciente. Mas o tempo em média é em torno de 2 a 3 anos. Esse tratamento consiste numa segunda etapa de uso de um "retentor" que manterá os dentes nas novas posições. É possível encontrar aparelhos mais confortáveis ultimamente, e que sejam mais discretos do que os comuns aparelhos metálicos.

Cinco categorias de um aparelho feito por especialista em aparelho dentário

Essas categorias são:

  • Preventivos;
  • Interceptativos;
  • Corretivos;
  • Pré-protéticos;
  • Orto-cirúrgicos.

Os preventivos possuem a finalidade de evitar a má-oclusão, a falta de encaixa entre as arcadas dentárias, o que prejudica diretamente no desenvolvimento dos dentes. Os interceptativos têm a intenção de interromper processos de má-oclusão, focando seus objetivos em evitar problemas mais acentuados.

Já os corretivos possuem a má-oclusão já estabelecida, e consistem em tratá-la com o auxílio de aparelhos mais complexos. Os pré-protéticos focam em movimentar alguns dentes e possibilitar a confecção de próteses e implantes. E, para finalizar, os orto-cirúrgicos focam em problemas mais sérios de má-oclusão associados à alteração na base óssea tratados na categoria, unindo a ortodontia aos procedimentos cirúrgicos nos ossos da face.

Cuidados bucais

Algumas recomendações são passadas pelo especialista em aparelho dentário. A boa higiene bucal é sempre necessária, mas aqui, em específico, o fio dental possui um papel essencial. Além disso, usar creme dental com flúor e uma escova com cerdas macias ajudam numa melhor limpeza dos dentes com aparelho. Fazer bochecho com flúor após o término da escovação ajuda na prevenção de cáries e manchas brancas. E caso o paciente pratique esportes, o ideal seria usar um protetor bucal para proteger os dentes durante a prática.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em aparelho dentário:



Informações