clinica de odontologia infantil

O que faz uma clinica de odontologia infantil?

Cuidar da saúde bucal desde a infância é muito importante para evitar problemas na fase adulta. Nesse sentido, a clinica de odontologia infantil é o lugar no qual odontologia e pediatria se unem para esse fim. Saiba quais são os métodos preventivos que devem ser feitos para cuidar do sorriso dos pequenos em um consultório desse tipo. Isso porque o especialista vai ensinar como fazer a escovação corretamente, como também acompanhar e tirar dúvidas sobre a troca dos dentes de leite.

Levar a criança desde cedo a uma clinica de odontologia infantil é muito importante para acabar com o medo do dentista, o que contribui para a formação de adultos mais conscientes.

O odontopediatra só pode atender crianças?

Apesar do nome, uma clinica de odontologia infantil não cuida apenas da saúde bucal das crianças. Isso porque embora esse seja o foco dela, o dentista consegue atender pacientes de outras idades, afinal antes de se tornar um especialista, ele estudou todos os campos da área. Sendo assim, uma vez que a criança se torna um adolescente, ela não precisa necessariamente mudar para uma que não seja clinica de odontologia infantil. Inclusive, é recomendado que não troque de dentista, pois ele não só tem capacidade de acompanhar as mudanças que acontecem ao longo dos anos, como também tem pleno conhecimento do histórico do paciente.

Quando procurar uma clinica de odontologia infantil?

A primeira consulta em uma clinica de odontologia infantil pode acontecer:

  • Quando a criança ainda está na barriga da mãe, para que esta se informe sobre as mudanças que podem acontecer na sua boca e aprender a cuidar da higiene bucal do seu bebê;

  • Se não há esse acompanhamento pré-natal, o recomendado é que a primeira visita a um consultório desse tipo aconteça antes dos seis meses de idade, para que os pais tenham tempo hábil para receber e colocar em prática todas orientações;

  • E como as crianças vivem em constante desenvolvimento, sugere-se que se faça uma nova consulta a cada seis meses ou no máximo um ano.

Assim, é possível evitar problemas e garantir um belo sorriso para o bebê.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clinica de odontologia infantil:



Informações