cirurgia ortognatica bimaxilar

Cirurgia ortognatica bimaxilar

Cirurgia ortognática bimaxilar é o nome comum dado a um procedimento cirúrgico o qual visa restabelecer o padrão facial normal em pacientes adultos que se queixam de alterações no desenvolvimento ósseo do rosto. O tratamento por meio da cirurgia ortognática bimaxilar é um procedimento que inclui, sempre, a união de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar, dessa maneira, melhorias estéticas e funcionais no rosto dos pacientes que a procuram.

A cirurgia ortognática bimaxilar, por sua vez, pode ser entendida como um procedimento que serve para alinhar da maneira correta a posição do maxilar e da mandíbula, isto é, ela é feita tanto em cima quanto embaixo para garantir o alinhamento no sorriso, bem como também na parte frontal do paciente.

Para quem é indicada a cirurgia ortognatica bimaxilar

Quando o crescimento dos ossos do rosto acontece fora dos padrões comuns anatômicos, tal desarmonia pode ser corrigida pelo ortodontista, por meio da cirurgia ortognatica bimaxilar (até, normalmente, os dezesseis anos de idade). Já em adultos, que naturalmente não apresentam mais crescimento ósseo no rosto, é usada a alternativa de reposicionar os ossos da face de forma cirúrgica.

Dessa maneira, a cirurgia ortognatica bimaxilar é indicada para pessoas com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser viabilizada apenas por meio do tratamento ortodôntico comum. Sendo assim, a cirurgia ortognatica bimaxilar é indicada para pessoas com:

  • retrognatismo;
  • prognatismo mandibular;
  • retrusão;
  • protrusão da mandíbula.

A relação dos dentes na cirurgia ortognatica bimaxilar

Toda pessoa que tem desalinhamento facial esquelético apresenta um relacionamento irregular dos dentes, pois, nessas situações, os dentes ganham uma posição que "dissimula" parcialmente, o problema ósseo facial. Por exemplo, alguém que tem a mandíbula 1 centímetro maior que o normal, geralmente tem os dentes inferiores inclinados no sentido da língua, fazendo com que a distância entre os dentes superiores e inferiores fiquem bem menor do que deveria ser.

Esse posicionamento equivocado dos dentes acaba "escondendo" o problema esquelético e suas consequências na mastigação e na estética da rosto, e é quando as pessoas procuram por cirurgia ortognatica bimaxilar que se dão conta da complexidade da questão.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortognatica bimaxilar:



Informações