Dentista Infantil

Dentista Infantil: entendendo a saúde dentária de crianças e adolescentes

Um dentista infantil é considerado parte dos tratamentos cruciais na fase de crescimento do ser humano.

A estrutura dentária de uma criança ou adolescente ainda está em desenvolvimento, logo pode passar por momentos em que a natureza por si só não consiga tornar os dentes mais retos ou passe a afetar a mordida, tornando-a cruzada.

Além da questão estética, o dentista infantil irá tratar da saúde odontológica do infante ou do jovem em desenvolvimento. Através de limpeza e retirada de cáries, pode-se assegurar que a saúde bucal e física estejam em dia.

Entendendo a importância de dentes saudáveis é possível compreender a relevância de profissionais especializados no desenvolvimento.

Com possíveis problemas causados pelo tratamento inadequado de situações trazidas durante o crescimento, procurar por dentistas infantis formados pode ser um modo de prevenção e tratamento, mas também de demonstrar amor pelo próximo.

Confira mais sobre os serviços oferecidos por um dentista infantil e como encontrar um estabelecimento responsável.

Explore o conteúdo abaixo utilizando os subtítulos abaixo, ou continue descendo a página e leia o conteúdo na íntegra.

  • O que é dentista infantil?
  • Quais os principais segmentos que tratam da saúde bucal infantil?
  • Quais os principais motivos pela procura de dentista infantil?
  • Quais os principais tratamentos oferecidos?
  • Como escolher um bom dentista infantil e uma clínica odontológica apropriada?

O que é dentista infantil?

Quando falamos de bebês, crianças e adolescentes,pode-se pensar em fases muito distintas da vida.

Mas é importante ter em mente que existem doenças específicas que são características do chamado “período de desenvolvimento” do ser humano, momentos que devem ser vividos de modo ainda mais saudável.

Essas são as faixas etárias que envolvem o crescimento físico, amadurecimento emocional e psicológico, mas também aquelas com grandes demandas de tratamentos para uma saúde de ferro, inclusive dentária.

Durante o período compreendido como primeira infância (0-3 anos), segunda infância (4-6), terceira infância (7-12) e adolescência (13-17) há diversas transformações físicas em andamento.

Nos primeiros meses de vida somos marcados pelo nascimento das primeiras dentições (os famosos dentes de leite), dos quais nos acompanharão até a segunda e terceira infância, para serem substituídos por dentes maiores e mais resistentes.

Esse período entre o nascimento dos dentes de leite e os definitivos é complexo e pode demonstrar como será a arcada dentária no futuro.

Desde possíveis cáries até formações com dentes sobrepostos, tudo deve ser analisado por profissionais especializados, tal como dentistas infantis.

De acordo com o Ministério da Saúde - através de levantamentos epidemiológicos em território nacional -, cerca de 27% dos infantes entre 18 e 36 meses possuem pelo menos 1,1 dentes decíduos com cáries.

Enquanto entre as crianças na faixa etária até os cinco anos, problemas odontológicos chegam a 60% da população dentro desta categoria, dos quais demonstram a existência de problemas em aproximadamente três dentes.

Para cuidar dos dentes de leite e dos dentes definitivos, são necessárias visitas periódicas ao profissional de odontologia. A análise do desenvolvimento pode detectar a possibilidade do uso de aparelhos ortodônticos ou necessidade de canais para retirada de cáries.

Inclusive nos dentes de leite, afinal, caso não seja tratado pode chegar aos definitivos também. Essa área se chama odontopediatria.

Quais os principais segmentos que tratam da saúde bucal infantil?

A saúde bucal infantil possui diversas possibilidades, das quais devem ser analisadas por diferentes profissionais.

A especialização dos profissionais da odontologia pode agregar resultados melhores aos tratamentos, o que pode auxiliar na escolha que parte dos pais e pacientes.

Alguns dos segmentos que devem ser encontrados em um dentista infantil 24 horas devem ser:

Odontopediatria

A divisão de odontopediatria de uma clínica cuida do atendimento odontológico de bebês, crianças e adolescentes, ou seja, faixas etárias cujos dentes estão em constante mudança e podem necessitar de intervenções não-cirúrgicas.

Recomenda-se fazer a primeira consulta o mais cedo possível, quando as primeiras dentições começarem a aparecer.

O dentista para criança fornece informações e orientações sobre uma limpeza eficaz, escolhendo os alimentos e os acessórios higiênicos adequados para cada nova etapa. Isso faz com que os dentes fiquem mais saudáveis.

Ortodontia

A ortodontia se dedica à pesquisa profissional na área de odontologia e é responsável pela pesquisa.

Os profissionais da ortodontia são responsáveis por prevenir e analisar novos tratamentos para pacientes que apresentam problemas de crescimento, desenvolvimento e maturação da região facial.

Eles também podem lidar com problemas de arcada dentária e mordida, não importa qual seja o problema, eles podem cuidar do sorriso e da saúde bucal de todos.

Clínico especializado em operações gerais

Quando falamos de clínica geral, em odontologia, estamos nos referindo a um campo muito amplo de procedimentos.

Os profissionais costumam atuar na área de saúde geral, ou seja, tratam doenças gerais, mas possuem especializações relacionadas à odontologia.

O departamento realiza tratamentos simples, incluindo consultas regulares, limpeza, remoção de tártaro e procedimentos não cirúrgicos.

Dentística

Tratando mais da estética dentária, profissionais especializados na área de dentística fazem clareamentos, uso de resinas, lentes de contato para criação de dentes mais simétricos e mais brancos, além de restaurações e procedimentos menos invasivos.

Lembrando que apesar de existirem tendências que surgem anualmente, nada deve substituir as recomendações feitas pelos profissionais.

Por isso, é prudente realizar consultas periódicas para prevenção e assistir ao crescimento e estruturação da arcada dentária do bebê, criança ou adolescente, assim prevenindo ou tratando desde o início possíveis problemas.

Nunca faça tratamentos ou compre produtos não indicados diretamente por seu profissional de odontopediatria, isso pode colocar não somente a estética bucal do seu filho (ou filha) em risco, mas também a saúde física como um todo.

Sendo assim, procure um dentista para bebe que seja confiável e com boas avaliações.

Quais os principais motivos pela procura de dentista infantil?

Não existe uma situação ou hora ideal para começar a consultar um dentista para criança ou bebê, mas sim recomendações.

As primeiras consultas podem ser feitas desde antes mesmo do nascimento das primeiras dentições, pois a limpeza e cuidados com as cavidades dentárias podem ser iniciadas antes mesmo de serem rompidas pelos dentinhos, desta forma prevenindo que haja cáries desde as primeiras estruturas dentárias.

O benefício de iniciar tratamentos dentários desde cedo está também no costume com o ambiente. Até mesmo em uma clínica dental infantil o local pode parecer meio intimidador, tanto por questões culturais, quanto por lidar com algo sensível como os dentes e gengiva.

Quando um bebê ou criança está acostumada, pode ser que não seja tão avessa às visitas futuras, afinal, isso já estará sendo parte da rotina tornando a visita ao dentista de bebe mais tranquila.

Contudo, mesmo visitando um consultório odontológico infantil desde cedo, é possível que venham a surgir e serem identificados determinados problemas dentários em crianças e adolescentes, dos quais pedem por tratamentos específicos.

Desta forma, é eficiente e prudente levá-lo ao dentista infantil quando apresentarem as seguintes reclamações:

Crescimento das dentições

É comum em qualquer faixa etária que isso seja identificado, mas alguns dentes acabam nascendo sobrepostos Isto é, invadindo o espaço da dentição ao lado ou crescendo de forma a ficar proeminente.

Quando for identificado pelos pais ou pelos próprios pacientes, é prudente procurar um profissional da odontologia, de forma a identificar se além da questão estética a dentição também está afetando a mordida ou alimentação.

Entendendo de fato como esse crescimento reflete em diversos aspectos vividos pela criança ou adolescente, é possível procurar por tratamentos eficientes e pensados especificamente para esse caso.

Cáries

Outro problema comum entre crianças e adolescentes são as cáries. Elas surgem por diversos motivos, desde fatores ambientais (má escovação, consumo excessivo de açúcar, entre outros) ou questões genéticas,causando dores intensas.

Por corroer as dentições, as cáries podem chegar na raiz dos dentes e causar problemas ainda maiores para a saúde física do paciente. Sendo assim, consultas periódicas podem auxiliar a prevenir o surgimento delas.

Mas assim que identificadas, o tratamento pode prevenir doenças mais sérias e dores intensas nos dentes e de cabeça, além de infecções. Sendo assim, sempre procure um dentista para criança.

Tratamento regular

Um motivo altamente responsável para a procura por clínicas odontológicas infantis está no tratamento regular.

Pensando na prevenção de problemas e em manter a saúde odontológica em dia, muitas pessoas podem escolher fazer visitas mensais ou semestrais. Isso auxilia a garantir que quaisquer problemas sejam identificados cedo ou prevenidos.

A limpeza dentária é importante, assim como tratamentos regulares.

Mordida irregular

Além do crescimento das dentições, outro fator que pode levar pais e tutores legais a levarem crianças e adolescentes para consultas odontológicas está atrelada à mordida irregular.

Quando os dentes não se encaixam de forma correta numa mordida regular, a alimentação pode ser comprometida e os dentes podem ficar gastos mais rápido.

O dentista infantil pode identificar como é a mordida do paciente e recomendar tratamentos para melhorar uma característica criada pela estrutura facial também.

Isso pode auxiliar em questões de saúde física, mas também na autoestima, visto que a mordida irregular pode afetar a estética total de um rosto.

Halitose

A halitose (ou mau-hálito) não é um problema somente de adultos, mas pode também ser identificado em bebês, crianças e adolescentes.

Contudo, isso é um sintoma de possíveis problemas com bactérias e devem ser tratados com a devida importância, identificando a raiz disso e como pode ser cuidado, levando em consideração a faixa etária.

A halitose pode ser um indício de doenças em outros sistemas do corpo (estômago, esôfago, língua, etc), por isso é de suma importância realizar exames antes de qualquer coisa.

Antes do nascimento das dentições

Antes mesmo de nascerem os dentes, a saúde odontológica já deve ser cultivada através de consultas periódicas.

O profissional dentista infantil irá ensinar o responsável a limpar as gengivas e como agir corretamente quando os dentes de fato começarem a romper as gengivas.

Um momento tão doloroso para o bebê pode ser amenizado por meio dos cuidados corretos. Tudo isso torna a saúde odontológica ainda mais presente na vida do infante.

De toda forma, como foi mencionado, não existe uma regra para quando procurar um dentista de criança ou adolescente.

Ainda assim é importante que, independentemente do momento, as consultas sejam efetuadas e a saúde odontológica do infante seja analisada com a devida importância, desde os dentes de leite até o permanentes, pois ambos estão atrelados e a saúde de um pode afetar a do outro.

Além do mais, procurar por dentista infantil 24 horas por ser uma forma de adquirir tratamentos em horários pouco convencionais, o que é uma possibilidade para quem trabalha fora do horário comercial e precisa levar bebês, crianças e adolescentes em profissionais da saúde dos quais não funcionam somente das 8h às 18h.

Quais os principais tratamentos oferecidos?

Após entender os motivos pela procura de um dentista infantil, pode-se discutir os principais tratamentos oferecidos em clínicas especializadas na saúde odontológica de bebês, crianças e adolescentes.

Alguns dos principais tratamentos oferecidos em uma clínica odontopediatria incluem:

Colocação de aparelhos odontológicos

Talvez um dos tratamentos mais comuns entre crianças e adolescentes, a colocação de aparelhos odontológicos está atrelada tanto à saúde odontológica quanto à estética.

Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, todos pensados para as diferentes demandas e possíveis problemas a serem solucionados, desde diastemas até mordida cruzada.

Primeiramente, uma avaliação odontológica e exames de imagem devem ser feitos para entender além da superfície como é a estrutura dentária e facial, identificar o posicionamento dos dentes e sisos (ou a inexistência deles) e só então fazer a colocação do aparelho.

Manutenção do aparelho odontológico

Após colocar o aparelho ortodôntico na criança ou adolescente, o próximo passo será a realização de avaliações periódicas para ajustar o aparelho e identificar a evolução do tratamento, vendo a necessidade de uso e efetuando uma previsão da duração dele.

Desta forma o dentista infantil poderá se certificar de que o aparelho odontológico está de fato surtindo efeito e funcionando para melhorar a saúde bucal e também na autoestima do paciente; afinal essa estrutura metálica mexe com muito mais do que o posicionamento dos dentes: trata-se também da autoimagem.

Limpeza dentária

O dentista infantil realiza também tratamentos mais comuns, como a limpeza dentária, manutenção periódica para retirar tártaro, aplicação de flúor e avaliação dos dentes que estão saudáveis.

A limpeza dentária é importante justamente para prevenir problemas mais sérios com cáries e bactérias que podem trazer dores e problemas estomacais.

Canal dentário

Como já foi mencionado, as cáries são um dos principais problemas pontuados na procura por um dentista infantil, visto que é comum entre crianças e adolescentes por diversos motivos.

Muitas vezes o tratamento desse problema no início pode acarretar no aprofundamento e surgimento de dentes cariados mais afetados, pedindo por mais do que uma limpeza e sim canais dentários.

Sendo assim, o profissional odontológico responsável irá realizar o procedimento e cuidar para que tudo seja feito com cuidado, lidando com o problema e reconstruindo as dentições afetadas com a devida atenção.

Cirurgias odontológicas

Existem problemas mais sérios envolvendo o crescimento dos dentes que podem pedir por cirurgias mais invasivas.

Procedimentos cirúrgicos odontológicos em crianças e adolescentes devem ser sempre efetuados por profissionais especializados, garantindo assim que tudo seja realizado corretamente para evitar futuros problemas e tornar esse momento, já bastante marcante, em algo menos traumático.

Cirurgias por si só tendem a serem dolorosas, lidando com uma área tão sensível quanto a região da boca, o profissional precisa ter muita cautela e atenção aos detalhes com seu paciente.

Existem determinados procedimentos que são realizados de forma diferente em crianças e em adolescentes, desta forma todos os tratamentos mencionados anteriormente devem ser realizados por profissionais especializados ou com conhecimento em como tratar desta faixa etária.

Seres humanos em fase de desenvolvimento acabam sofrendo com grandes mudanças físicas, isso deve ser levado em consideração.

Procurar por um dentista infantil é garantir que a saúde física da criança ou adolescente esteja em dia por completo. Isso permite que haja um desenvolvimento saudável em todas as faixas etárias.

Pode-se pontuar também que cultivar o autocuidado odontológico desde cedo é uma forma de assegurar que o jovem irá prestar atenção no futuro também, entendendo a importância de dentes fortes para uma vida saudável.

As visitas periódicas desde cedo criam uma cultura de conscientização entre os jovens, o que auxilia diretamente quanto à prevenção de problemas mais graves.

A saúde física e mental devem ser levadas a sério e consideradas prioridades desde a mais tenra idade.

Como escolher um bom dentista infantil e uma clínica odontológica apropriada?

Para entender todas as especializações e serviços prestados pelas clínicas odontológicas dedicadas ao tratamento de crianças e adolescentes, o próximo passo é identificar como escolher a melhor instituição para garantir que todos os itens acima sejam realizados por profissionais competentes.

Afinal, a escolha do melhor local também pode ser vista como responsabilidade de todos com a saúde bucal das crianças.

Essa área delicada é extremamente importante para o funcionamento normal de outros sistemas do corpo podendo até apresentar problemas que partem de diferentes órgãos do corpo, que podem afetar o desenvolvimento físico e a mente por diversos motivos.

Alguns critérios a serem considerados ao escolher um odontopediatra devem incluir:

Especializações e experiências declaradas pelos profissionais

Todos os que atuam na área da saúde devem apresentar certificados e treinamentos compatíveis com os serviços prestados. Não apenas para etiqueta profissional, mas também para obter mais informações sobre renovação de licença e níveis de educação.

Sempre faça uma análise da licença declarada e pergunte sobre o tempo de experiência do profissional que estará prestando os serviços. Desta forma, o conforto pode ser garantido permitindo que os profissionais realizem os procedimentos necessários.

É aconselhável pedir uma avaliação e consulta para falar com o dentista e tirar dúvidas sobre o seu estado de saúde, diagnóstico e entender, de fato, quem é o profissional por trás da máscara cirúrgica e do jaleco.

Lembrando que tudo deve respeitar o conforto pessoal da criança e adolescente, permitindo que façam perguntas e peçam por esclarecimentos que os tornem mais confortáveis com os procedimentos a serem realizados.

Procure por avaliações de pacientes e críticas à clínica

Ao analisar as críticas de outros pacientes, a qualidade dos serviços prestados pela clínica pode ser determinada.

Esse é um dos principais critérios para encontrar dentistas de criança e adolescente que seja confiável, que é obter feedback do passado e recomendações confiáveis por meio do diálogo.

Sua experiência pessoal é valiosa, portanto, contá-la com frequência pode ajudar outras pessoas a encontrar bons serviços.

Tecnologia disponibilizada

Todo o setor médico possui atualizações e melhorias de tecnologia. Como resultado, a cirurgia está se tornando mais confortável e menos invasiva para os pacientes, especialmente para a faixa etária ainda em crescimento.

Afinal, os dentes ainda estão se desenvolvendo e devem crescer de forma saudável.

Pode-se considerar senso-comum lidar diretamente com o que há de mais moderno em tecnologia e escolher uma clínica responsável pelo investimento contínuo na melhoria dos equipamentos como um dos principais critérios.

A clínica com dentista infantil precisa fornecer serviços bons e seguros, para, desta forma, fidelizar clientes antigos e conquistar novos.

Custo-benefício em relação aos tratamentos

Apesar de lidar com dentes e pacientes em constante mudança, um estabelecimento com dentistas especializados no público infanto-juvenil precisa priorizar a cobrança justa para tratamentos e exames.

Por sua vez, o paciente e seus pais (ou tutores legais) devem sempre escolher uma clínica de acordo com seu próprio orçamento e buscar um equilíbrio custo-benefício, pois existem tratamentos e procedimentos a um preço ideal.

Se necessário, consulte outros profissionais para múltiplos orçamentos, compare preços e considere a confiança de cada dentista de criança nos seus serviços. Preço e qualidade precisam se aliar para constituir um bom custo-benefício.

Além disso, é importante encontrar um uma clínica que seja próxima à sua residência, como um dentista infantil zona norte ou outras regiões.

Para poder combinar todas as informações e padrões de modo a identificar uma clínica ideal. A empresa é dedicada a oferecer soluções e opções das quais levam essas informações de qualificação em consideração e asseguram uma clínica odontológica infantil com benefícios e especialistas que melhor atendam às necessidades dos pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende Dentista Infantil:



Encontre os melhores dentistas da sua região agora mesmo!

Assim que inserir sua localidade, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Informações