dentista infantil

Dentista infantil - importância

Eles costumam ser temidos pelos pequenos. barulho do motor do equipamento que ele usa pode causar traumas mentais. Mas não. Não estamos falando Leatherface em "O Massacre da Serra Elétrica", mas sim do trauma que as crianças possuem em ir ao dentista. Por muito tempo, dentista e criança foram antônimos. Em 2017, a estimativa era de que uma a cada cinco crianças tinham medo de ir ao dentista. Mas este é um hábito que está sendo mudado com toques sutis, tais quais:

  • Ambiente mais amistoso;
  • Maior consciência dos pais e das crianças;
  • Distrações durante o tratamento;
  • Maior empatia do dentista no atendimento.

A mudança de ambiente pode ser fundamental para a maneira como a criança encara um consultório. Uma área de desenhos para a criança pode ser ótimo para ela se acalmar e se distrair enquanto aguarda sua vez. Dentro do consultório, um ambiente mais leve também pode ser crucial para a redução de estresse dela durante o procedimento.

O dentista infantil é importante

A conscientização nas crianças que ir ao dentista é algo necessário também ajuda a mudar a imagem delas do dentista infantil. Problemas como as cáries e as placas bacterianas, sendo evitadas, podem fazer com que os dentes cresçam saudáveis e sem danos futuros. Já que se um dente de leite for extraído por causa da cárie, por exemplo, pode causar consequências no futuro, como: o dente permanente nascer no lugar errado e a criança ter que usar um aparelho ortodôntico para corrigir o problema futuramente, por exemplo.

Além de ir ao dentista infantil, é importante ensinar o autocuidado à criança

Autocuidado é algo fundamental. Se ensinado à criança desde cedo, pode ser que ela nunca tenha problemas em ir ao dentista. Tudo porque problemas como as cáries podem ser evitados através dele. Ensinar e incentivar seu filho a escovar bem os dentes, ensinar a usar o antisséptico, além de policiar e impor limites sobre o consumo de açúcar e bebidas ácidas, como o refrigerante. Pois eles são os principais agentes causadores de doenças bucais, como as cáries. Tudo isso incentiva a criança a não ver o dentista como uma pessoa má e ver o dentista como o que ele realmente é: um amigo, pronto para ajudar.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista infantil:



Informações