odontologia infantil

A importância da odontologia infantil

A odontologia infantil, mais conhecida como odontopediatria é a área da odontologia destinada a cuidar dos dentes dos bebês e das crianças. Se você tem filhos, provavelmente leva-los para consultar com um pediatra regularmente e sabe da importância de cuidar de todos os aspectos da sua saúde. Mas você sabia que também deve levá-los ao odontopediatra com a mesma frequência? Saiba mais sobre a importância da odontologia infantil nesse texto.

O que faz a odontologia infantil?

Mesmo antes da criança nascer, é importante que a gestante visite o odontopediatra, pois é importante receber instruções sobre cuidados com a limpeza da gengiva dos bebês, mas além disso, existem outras funções que a odontologia infantil desempenha e que são importantes para a saúde da criança:

  • Ensina a criança, de maneira lúdica e simples, a cuidar dos seus dentes e criar uma rotina de higiene eficaz;

  • A odontologia infantil acompanha o nascimento dos dentes de leite e a troca de dentição;

  • Identifica problemas de mastigação, de fala e disfunções bucais;

  • Acompanha o desenvolvimento da mandíbula e possíveis desvio e disfunções;

  • A odontologia infantil identifica o bruxismo, desgastes de esmalte e indica o melhor tratamento;

  • Com os pais ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e indica alimentos que devem ser evitados para manter a saúde da gengiva e dos dentes;

  • Recomenda a melhor escova, fio dental e creme dental melhor para as crianças, inclusive um sem flúor que pode ser ingerido pela criança;

  • Evita a fluorose, distúrbio causado pelo excesso de flúor e que causa manchas brancas nos dentes.

Mais informações sobre a odontologia infantil

O odontopediatra, antes de se especializar, é um dentista geral, por isso pode acompanhar a criança dos primeiros anos, passando pela adolescência e vida adulta. Quando a criança não é acompanhada desde os seis meses é importante que ela vá antes dos 1 ano de idade para que o nascimento dos dentes seja acompanhado de perto.

Além dessas atribuições, ir a um consultório de odontologia infantil evita com que a criança e o futuro adulto tenha traumas e habitue-se a visitar o dentista do mesmo jeito que visita os médicos de outras especialidades.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende odontologia infantil:



Informações