cirurgia para tirar o siso

Cirurgia para tirar o siso

A cirurgia para tirar o siso representa um procedimento cirúrgico para a extração dos dentes terceiros molares, os quais também são popularmente chamados de "dentes do juízo". A cirurgia de remoção do siso pode ser realizada quando esse tipo de dente já sinalizou aparição na gengiva ou até mesmo antes deles aparecem por completo - é o chamado "dente do siso incluso." Vale pontuar que os únicos profissionais capacitados para conduzir esse procedimento é o cirurgião dentista ou cirurgião buco maxilo facial.

Como primeira etapa, uma radiografia da arcada ajuda o médico a avaliar a posição e o formato do siso para estudar a melhor técnica de extração. Os inferiores normalmente dão mais trabalho, isso porque são maiores que os de cima e fixados na mandíbula, a qual é mais curta e rígida que o maxilar. Depois de tal avaliação por meio da radiografia pode-se agendar o procedimento.

E sobre a anestesia da cirurgia para tirar o siso

Na cirurgia para tirar o siso, a anestesia ministrada é a local, dada por meio de injeção. Além desse anestésico, o paciente em conjunto com o cirurgião dentista ou cirurgião buco maxilo facial, podem chegar a conclusão de que um sedativo também é necessário para controlar qualquer ansiedade ou nervosismo. Mas se caso for usado um sedativo, é preciso levar um acompanhante no dia do procedimento para orientar o paciente enquanto o sedativo ainda não tiver perdido o efeito.

Alguns dos cuidados mais importantes a serem tomadas depois da cirurgia para tirar o siso são:

  • fazer compressas de gelo na região da extração;
  • usar gases para estancar o sangue;
  • seguir todas as orientações do cirurgião;
  • repouso absoluto.

Quanto tempo dura a cirurgia para tirar o siso

A duração da cirurgia para tirar o siso varia de acordo com a complexidade do procedimento e quantidade de dentes a serem retirados. De modo geral, a cirurgia para tirar o siso leva menos de 30 minutos para ser concluída (por dente), podendo em alguns casos mais simples demorar cerca de 20 minutos apenas, porém pode ser que leve mais tempo conforme o quadro clínico do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia para tirar o siso:



Informações