Especialista em prótese dentária

Especialista em prótese dentária: entenda o que é e como afeta a qualidade de vida dos pacientes

O especialista em prótese dentária é o profissional de odontologia responsável por lidar com um dos nichos mais delicados da área: a reconstrução da autoestima e melhora da qualidade de vida para alguém que, por alguma razão, perdeu um ou mais dentes.

Através de um procedimento moderno e rápido, pode consertar um sorriso, mas também os molares usados para mastigar.

Sendo assim, o dentista especialista em prótese lida com questões além da estética do paciente, mas também com a capacidade de ingerir alimentos apropriadamente, entre outras funções atreladas a uma estrutura apropriada das dentições.

Conheça um pouco mais sobre o que são próteses dentárias, os principais tipos, como é aplicada, seus benefícios e como selecionar o melhor profissional em odontologia para próteses duradouras.

Explore o conteúdo utilizando os subtítulos abaixo, ou continue descendo a página e leia o conteúdo na íntegra.

  • O que é um especialista em prótese dentária?
  • Quando a prótese dentária é considerada uma necessidade?
  • Quais são os modelos de prótese dentária?
  • Quais são os benefícios da prótese dentária?
  • Como escolher uma clínica dentária especialista em prótese apropriada?

O que é um especialista em prótese dentária?

Antes de mais nada, deve-se esclarecer o que é uma prótese dentária. Esse termo se refere a uma técnica e estrutura responsável por substituir um ou mais dentes, quando eles são perdidos por diversos fatores (dos quais serão discutidos mais adiante).

Ela pode ser feita com materiais diferentes e com formatos igualmente únicos, moldado para cada paciente, tornando possível a retomada de hábitos alimentares mais saudáveis e um sorriso mais completo.

Apesar de ser muito semelhante ao implante dentário, existem diferenças que a torna única e devem ser levadas em consideração na hora de adquirir uma dessas estruturas. Elas possuem o mesmo objetivo: substituir dentes perdidos.

Contudo, o implante é uma estrutura cirurgicamente introduzida à gengiva, na região do maxilar. Ele funciona como uma substituição para as raízes perdidas após a extração ou queda das dentições, em decorrência de vícios, má higiene ou até mesmo acidentes. Costuma ser um processo mais caro e com uma recuperação mais longa.

Por outro lado, a prótese não necessariamente é fixa. Apesar de existirem versões cirurgicamente colocadas, as próteses costumam ser móveis, colocadas superficialmente e não através de intervenções e operações complexas.

Alguns modelos também podem ser acoplados juntamente aos implantes ou funcionam igualmente bem sozinhos.

O especialista em prótese dentária é o responsável por analisar a necessidade dessa estrutura e criar o molde, encomendando e aplicando-a na gengiva de modo a harmonizar com os dentes remanescentes.

Quando a prótese dentária é considerada uma necessidade?

Como foi mencionado acima, existem diversos motivos que podem acabar resultando no uso de próteses dentárias. A perda de dentições (intrinsecamente ligada ao uso das próteses) pode se dar por muitos fatores, incluindo:

  • Higienização bucal ruim ou com pouca eficiência;
  • Alimentação desequilibrada;
  • Doenças periodontais;
  • Problemas de saúde;
  • Abuso de substâncias químicas.

Resumidamente: o enfraquecimento da estrutura dentária está relacionado à saúde física do paciente.

Ao entender a importância de uma vida saudável para possuir dentes saudáveis, não se torna difícil ligar o consumo de açúcares, alimentos ácidos demais ou gordurosos à queda dos dentes e, consequentemente, o uso de próteses dentárias.

Contudo, não somente em relação aos hábitos alimentares, os dentes podem ser enfraquecidos significativamente por condições físicas hereditárias ou desenvolvidas ao longo da vida.

Pessoas com doenças cardíacas ou respiratórias, diabetes e desnutrição também podem sofrer com perda de dentições em decorrência da falta de tratamento.

As próteses dentárias também são comumente utilizadas por pessoas que perderam os dentes durante tratamentos clínicos muito longos, como a quimioterapia, radioterapia ou uso de medicamentos imunossupressores.

Medicamentos e substâncias químicas como um todo também podem demonstrar reflexos na saúde periodontal dos pacientes. O uso excessivo de remédios, sem prescrição ou dosagem pode afetar determinados sistemas do corpo, enfraquecendo os dentes.

Além disso, drogas lícitas como o tabaco, álcool e narguilé e substâncias ilícitas como a cocaína e metanfetamina também representam riscos à saúde odontológica - e física como um todo - dos pacientes.

A saúde física pode refletir a saúde psicológica. Logo, determinadas síndromes podem fazer com que haja um atrito constante entre os dentes (de modo a ranger, bater ou somente tensionar a mandíbula por períodos prolongados).

Isso pode ser diagnosticado como bruxismo, o que enfraquece e pode gerar a queda ou quebra de dentes.

A idade avançada também gera o enfraquecimento das gengivas e na perda de dentes, por isso geriatras recomendam visitas regulares à uma clínica especializada em prótese dentária.

O especialista em prótese dentária pode também ser requisitado em caso de acidentes. Quando há qualquer impacto forte junto aos dentes, pode ocorrer, como resultado, que uma ou mais dentições sejam perdidas.

Muitas vezes, pacientes chegam nas clínicas de prótese dentária com casos que ocorreram ao tentar abrir embalagens plásticas e até mesmo ao morder ou mastigar balas mais duras.

Por fim, um dos principais motivos para a perda de dentes é a má higienização bucal, isto é, falta de escovação, uso não regular do fio dental ou utilização de produtos não recomendados para a saúde odontológica. Tudo isso pode gerar cáries, halitose, entre outros problemas ainda mais graves.

Caso apresente a perda de um ou mais dentes, procure um especialista em prótese dentária responsável.

Quais são os modelos de prótese dentária?

Assim como existem diversos fatores que levam à necessidade dos serviços fornecidos por um especialista em prótese dentária, há modelos e opções para qualquer orçamento, condição física ou situação das dentições restantes.

Dependendo do caso, o dentista especialista em prótese dentária responsável irá determinar qual será utilizada. Algumas das opções de próteses dentárias são:

Prótese total

Sendo a solução mais comum oferecida por especialistas em prótese dentária, ela é muito conhecida no Brasil. A prótese total é realizada a partir da resina acrílica.

Por ter como base um material tão maleável, é essencial que o especialista e o protético prestem bastante atenção aos detalhes. Isso agrega mais realismo ao novo sorriso e respeita as feições naturais do paciente.

A prótese total é popular por ser frequentemente recomendada, mas também por sua funcionalidade. Afinal, ela retorna ao paciente suas funções de mastigação e fala, tudo sem perder a naturalidade e equilíbrio do sorriso.

Ela é uma das opções mais econômicas e também com menor tempo de durabilidade, podendo perder a estabilidade após alguns anos de uso.

Outro ponto é que caso não tenha sido feita perfeitamente sob medida, pode ser mais difícil para o próprio paciente se adaptar à ela.

Prótese Parcial Removível

Um dos termos utilizados para se referir à prótese parcial removível é “Roach”, por ser mais simples esteticamente e menor. Esse modelo é altamente indicado por especialistas para quem ainda possui alguns dentes.

Ela funciona como uma “ponte” feita com uma estrutura metálica e grampos presos às dentições remanescentes.

Essa composição metálica costuma ser criada a partir de ligas de níquel-cromo ou cromo-cobalto. Isso promove uma estabilidade maior no processo de mastigação e protege os dentes restantes ao paciente.

A prótese parcial removível tem uma aparência mais simples e com bastante metal, então não tem muito apelo estético. Os grampos podem acabar ficando expostos e ela exige um tempo de adaptação maior.

Prótese Parcial Removível Flexível

Outra possibilidade são as próteses parciais removíveis flex de poliamida. Você também pode escolher próteses de silicone destacáveis, que possuem as mesmas características dos acessórios de poliamida, mas o material é alterado. Além disso, por ser injetável, não são necessários grampos e metais.

Por isso, além de bonito, o modelo também oferece mais conforto e resistência. Esse material é mais flexível, mais leve e mais fácil de se adaptar às gengivas.

No entanto, as próteses parciais removíveis flexíveis também apresentam uma desvantagem: elas mudam de cor com o tempo, por isso não são recomendadas para pacientes com má higiene oral ou problemas gengivais.

Outro ponto é que seu custo é superior ao das próteses parciais removíveis, sendo o dentista especialista em protese quem irá indicar a melhor maneira de usá-la.

Prótese Overdenture

Trata-se de um modelo como a prótese total, do qual pode ser colocada tanto na parte superior da boca (maxila) como na parte inferior (mandíbula).

Como o nome sugere, ele se "prende" ao implante e é uma excelente solução para pacientes com reabsorção óssea. Basicamente, as sobredentaduras (overdenture) podem ser concluídas por dois sistemas.

O primeiro é chamado de O’Ring, onde a prótese é conectada por um teflon ou anel de metal, que é montado em um componente esférico da prótese montado no implante.

O segundo é chamado de Barra-Clip, onde a prótese é conectada à haste de soldagem no implante por um clipe.

As overdentures (sobredentaduras) proporcionam mais estabilidade e segurança para os pacientes mastigarem qualquer tipo de alimento, mas seu valor costuma ser ligeiramente superior.

Prótese Protocolo

A prótese protocolo também é indicada por dentistas para quem possui implantes de titânio. É uma solução muito interessante para pacientes que perderam todos os dentes, podendo ser utilizada em arcadas dentárias superiores e inferiores.

No entanto, a execução é mais complicada e trabalhosa do que outras. Normalmente, o processo começa com implantes - eles são como pinos de titânio, usados para substituir as raízes de dentes perdidos.

Portanto, o paciente precisa aguardar o período conhecido como osseointegração, ou seja, até que o metal se integre com a mandíbula ou maxila e conclua o processo de cicatrização. Só depois disso a própria prótese pode ser moldada e instalada.

Ainda existem diferentes tipos de prótese protocolo, a primeira é feita sobre o implante cerâmico, onde em vez da resina acrílica para a confecção dos dentes, utiliza-se cerâmica ou porcelana, o que torna a prótese mais natural.

Essa opção também apresenta outros benefícios, como maior confiabilidade na cor, textura melhorada, maior resistência à abrasão e menor acúmulo de sujeira.

Outro tipo de protocolo é o em zircônia, sendo essa uma possibilidade recente na área odontológica, que inclui o uso da zircônia, onde a principal diferença é que, neste caso, toda a estrutura da restauração - com exceção dos dentes - também é feita de zircônia e confeccionada com o sistema CAM/CAD.

Resumidamente, a tecnologia CAM / CAD é como um computador conectado a uma impressora 3D. Portanto, o profissional pode projetar próteses, por exemplo, para imprimir em três dimensões em um tempo menor.

Tudo isso reduz a necessidade de usar solda, aumentando assim a resistência e a qualidade do serviço feito pelo dentista especialista em protese.

Coroa

A “coroa” é indicada por especialistas em prótese dentária para pessoas que precisam apenas substituir um dente, de forma a reproduzir as características funcionais, anatômicas e estéticas do paciente.

O tratamento pode ser realizado em implantes ou dentes de titânio, e a implantação pode ser fixada com parafusos ou colados.

As coroas podem ser feitas de porcelana ou resina, embora a porcelana seja mais cara, tem maior resistência, mais atenção à estética, além de ser mais durável e mais fácil de se adaptar.

Para que a coroa tenha um tempo de durabilidade maior, o paciente precisa colaborar com o tratamento. Isso pode acontecer de forma simples: higienizando a prótese corretamente e concluindo os retornos periódicos para efetuar possíveis correções.

Prótese sobre implante

Quando um ou mais dentes da boca do paciente precisam ser substituídos, as restaurações de implante são usadas. As próteses são fixadas em um pino de titânio e feitas de porcelana, por se tratar de um material bonito e muito durável.

Por muitos anos, a porcelana não muda de cor e as próteses dificilmente apresentam qualquer tipo de fratura. Além de proporcionar estabilidade e conforto ao paciente durante a mastigação, a prótese sobre implante também proporciona um efeito bastante natural.

Ponte fixa

Aqui, temos um modelo de prótese fixa, que está sendo sucateado devido à eficácia dos implantes dentários. Mas a ponte é projetada para substituir um ou mais dentes perdidos e fornece resultados muito satisfatórios.

A desvantagem do tratamento é que para a sua colocação é necessário realizar o desgaste dos dentes subjacentes, que deveriam servir de suporte.

Contudo, a ponte fixa continua sendo uma opção mais em conta e, pensando em orçamentos de diferentes magnitudes e que podem pedir por valores mais baixos do que o dos tratamentos mencionados anteriormente, acaba sendo uma resposta barata e funcional.

Isso permite que mesmo sem muito dinheiro, alguém possa ter sua dignidade, sabor pela vida e pela culinária de volta.

Vale relembrar que toda prótese dentária é uma prótese, ou seja, uma parte artificial que está sendo colocada para substituir algo que não está mais ali. Sendo assim, todos os modelos mencionados podem precisar de um tempo para adaptação e costume.

Isso pode levar mais ou menos tempo, dependendo de cada paciente. Por isso ouça as orientações do seu dentista especializado em prótese e relate qualquer problema em relação ao conforto e usabilidade.

Quais são os benefícios da prótese dentária?

Ao escolher um bom especialista em prótese dentária, pode-se afirmar que o paciente já sai do consultório pronto para usufruir dos diversos benefícios trazidos por essa ferramenta que torna possível sorrir e mastigar com confiança novamente.

Entre suas vantagens, uma prótese dentária de qualidade pode contribuir com:

Mastigação aprimorada

Usando a prótese dentária é possível voltar a mastigar de forma eficiente, triturando os alimentos de modo correto e os ingerindo mais suavemente. Desta forma, a alimentação se torna mais fácil, diversa e menos dolorosa do que sem esse auxílio.

Conforto

A prótese dentária é responsável por tornar o cotidiano mais confortável, pois além de se alimentar melhor, o paciente também passa a respirar melhor, alivia a tensão na mandíbula (o que torna as dores de cabeça mais amenas).

Não existe sensação mais recompensadora do que conseguir sorrir sem preocupações com os dentes.

Estética melhorada

A prótese permite que haja uma melhora na estética do paciente, pois torna o sorriso mais harmonioso, e por ser feito sob medida, acaba sendo uma opção de aparência muito natural.

Autoestima elevada

Podendo sorrir com mais naturalidade e expansividade, o paciente também sente a autoestima se elevar e passa a ter mais confiança na própria aparência.

Como escolher uma clínica dentária especialista em prótese apropriada?

Para entender todas as especializações e serviços prestados por clínica dentária especialista em prótese, o próximo passo é compreender como escolher a melhor instituição para garantir que todos os itens acima sejam identificados e realizados por profissionais competentes.

Afinal, a escolha do melhor local também pode ser vista como responsabilidade de todos com a saúde bucal, pois uma prótese mal ajustada pode acabar gerando mais malefícios do que benefícios.

Essa área delicada é extremamente importante para o funcionamento normal de outros sistemas do corpo - ela pode até apresentar problemas com diferentes órgãos, isso afeta a saúde física como um todo, pois a boca é a porta de entrada para o corpo.

Alguns critérios a serem considerados ao escolher um especialista em prótese dentária devem incluir:

Especializações e experiências declaradas pelos profissionais

Todos os que atuam na área da saúde devem apresentar certificados e treinamentos compatíveis com os serviços prestados. Não apenas para etiqueta profissional, mas também para obter mais informações sobre renovação de licença e níveis de educação.

Sempre faça uma análise da licença declarada e pergunte sobre o tempo de experiência do profissional que estará prestando os serviços. Desta forma, o conforto pode ser garantido permitindo que os profissionais realizem os procedimentos necessários.

É aconselhável pedir uma avaliação e consulta para falar com o dentista e tirar dúvidas sobre o seu estado de saúde, diagnóstico e entender, de fato, quem é o profissional por trás dos aparatos cirúrgicos e de proteção.

Procure por avaliações de pacientes e críticas à clínica

Ao analisar as críticas de outros pacientes, a qualidade dos serviços prestados pela clínica pode ser determinada.

Esse é um dos principais critérios para encontrar dentistas de confiança e especializados em próteses dentárias de primeira linha, que é obter feedback do passado e recomendações confiáveis por meio do diálogo.

Sua experiência pessoal é valiosa, portanto, contá-la com frequência pode ajudar outras pessoas a encontrar bons serviços.

Tecnologia disponibilizada

Todo o setor médico possui atualizações e melhorias de tecnologia. Como resultado, cirurgias estão se tornando mais confortáveis e menos invasivas para os pacientes, especialmente para quem opta por colocar próteses fixas.

Afinal, o pós-operatório também é parte do procedimento e o conforto do paciente antes, durante e depois sempre deve ser levado em consideração.

Pode-se considerar senso-comum lidar diretamente com o que há de mais moderno em tecnologia e escolher uma clínica responsável pelo investimento contínuo na melhoria dos equipamentos como um dos principais critérios.

O especialista em prótese dentária precisa fornecer serviços bons e seguros, para, desta forma, fidelizar clientes antigos e conquistar novos.

Custo-benefício em relação aos tratamentos

Por lidar com uma questão muito particular e importante para saúde física e psicológica, o paciente deve sempre escolher uma clínica de acordo com seu próprio orçamento e buscar um equilíbrio custo-benefício, pois existem tratamentos e procedimentos a um preço ideal.

Se necessário, consulte outros profissionais para múltiplos orçamentos, compare preços e considere a confiança no dentista e nos seus serviços. Preço e qualidade precisam se aliar para constituir um bom custo-benefício.

Para poder combinar todas as informações e padrões para alcançar a clínica de prótese dentaria ideal, fale com especialistas em termos de análise e seleção de boas instituições.

Empresas dedicadas a encontrar soluções e opções para hospitais e escritórios podem ajudar a condensar essas informações e encontrar um especialista em prótese dentária com benefícios que melhor atendam às necessidades dos pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende Especialista em prótese dentária:



Encontre os melhores dentistas da sua região agora mesmo!

Assim que inserir sua localidade, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Informações