Como funciona a lente de contato bucal
Um método para embelezar os dentes que está ganhando muita popularidade entre as pessoas por ser algo bastante simples e altamente eficaz é a colocação de lente de contato bucal.
O amarelamento dos dentes é algo natural, visto que o esmalte vai se desgastando ao longo da vida por causa das substâncias que consumimos.
Mesmo assim, os dentes amarelos causam constrangimento estético, principalmente por serem associados a má higiene.
A lente de contato bucal pode ser feita com diversos materiais, como resina, cerâmica e dissilicato de lítio, e consiste numa fina película de poucos milímetros que é colocada em frente aos dentes, de forma que a aparência branca do produto possa proporcionar um belo sorriso e aumentar a auto-estima dos que estão descontentes com a atual aparência dos dentes.
Procedimento e cuidados com lente de contato bucal
O primeiro passo para colocação de lente de contato bucal é marcar uma consulta com um dentista, só assim o profissional pode examinar a condição dos dentes do paciente e avaliar o processo para colocação delas. Cada lente é feita sob medida, através de moldes de acordo com o tamanho dos dentes.
A principal atuação do dentista nesse caso é verificar a condição de desgaste do dente para avaliar a melhor forma de colocação de lente de contato bucal, o procedimento é feito raspando uma porção do esmalte do dente para acomodação das lentes de forma natural e esteticamente agradável.
Caso uma porção muito grande tenha que ser raspada para isso, o procedimento é feito com aplicação de anestesia para que não haja muito incomodo para o paciente.
É recomendado para uma pessoa usar lente de contato bucal se ela apresentar:
- Dentes deformados;
- Quebras nos dentes;
- Dentes amarelos ou manchados;
- Dentes muito espaçados.
Cuidando das lentes e dos dentes
É importante mencionar que a colocação de lente de contato bucal é um procedimento meramente estético, o que implica que para manter o bom estado dos dentes e das lentes é necessário cuidar bem da saúde bucal.
Para isso, escove os dentes três vezes ao dia e use fio dental diariamente. Além disso, vá uma vez a cada seis meses ao dentista para prevenir problemas e conservar as lentes.