tratamento de canal

Como funciona o tratamento de canal

O tratamento de canal é indicado quando uma lesão ou cárie profunda danifica a polpa do dente de modo que a raiz fica infectada ou inflamada. Assim, no processo restaurador, o dentista anestesia o dente e uma abertura é feita através da coroa do dente até a superfície da polpa. Instrumentos especiais, como as chamadas "Limas", são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais.

Logo em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração. A irrigação é utilizada com o fim de limpar os canais e remover os resíduos. Vale pontuar que os canais são obturados com material permanente. De modo geral, isso é feito com um material conhecido tecnicamente como "guta-percha" o qual ajuda a manter o tratamento de canal livre de infecção ou contaminação externa.

Assim, um material de preenchimento temporário é colocado no topo da guta-percha de modo a vedar a abertura. O material permanece só é usado, posteriormente, quando o dente recebe o preenchimento permanente (restauração) ou uma coroa. A coroa se assemelha a um dente natural e é colocada sobre a superfície do dente.

As novidades no tratamento de canal

Quando um paciente chega ao dentista com o dente em crise, o tratamento de canal se divide basicamente em:

  • abrir o dente e aliviar a dor;
  • desalojar as bactérias invasoras presentes;
  • e, por fim, remendar sua área interna.

A partir de estudos recentes, especialistas buscaram identificar técnicas e medicamentos mais eficazes para que o tratamento ocorresse tanto melhor quanto possível, minimizando eventuais complicações. Descobriu-se que, após remover a polpa doente, quanto mais largos forem os espaços para introduzir depois o material de obturação, maiores são as chances de eliminar as bactérias.

O número de sessões do tratamento de canal

Os mesmos estudos também levantaram que é melhor tratar o canal em duas sessões quando a infecção toma conta da polpa; na primeira é feita a faxina extraindo os elementos contaminados e, uma semana depois, aplica-se a obturação definitiva. Ainda assim, existem casos em que uma única ida ao dentista para realizar o tratamento de canal é suficiente. Quanto aos materiais usados no tratamento de canal, a antimicrobiana e o material de vedação demonstram ser os mais eficazes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal:



Informações