Clínica de implante dentário

Clínica de implante dentário: Guia para uma contratação segura

A perda parcial ou total dos dentes é um problema capaz de gerar não apenas impactos estéticos, mas também atrapalhar as funções bucais, gerando consequências graves com o passar do tempo. Contudo, com o avanço da área odontológica, esse problema passou a ser minimizado com o apoio dos profissionais de uma clínica de implante dentário.

Ficou curioso para saber mais detalhes sobre o assunto e como encontrar as melhores clínicas de implantes dentários em SP e em vários outros estados brasileiros com facilidade? Navegue pelos tópicos abaixo e encontre mais informações:

  • Afinal, o que são os implantes dentários?
  • Quais as principais causas de perda de dentes?
  • Os principais modelos de implantes dentários
  • Etapas desenvolvidas por um especialista em implantodontia
  • Principais benefícios do procedimento
  • Como escolher uma clínica de implante dentário com segurança?

Afinal, o que são os implantes dentários?

Resumidamente, os implantes são caracterizados como um procedimento odontológico que visa repor dentes perdidos por diversas razões.

Esse processo deve ser realizado por um dentista de implantes especializado; a instalação é muito versátil, podendo envolver diferentes modelos e técnicas para garantir a solução adequada para cada tipo de paciente.

Quais as principais causas de perda de dentes?

Algo que deve ser levado em consideração é que existem diversos fatores que podem causar a perda de dentes e a necessidade de realizar a contratação de uma clínica de implante dentário. Normalmente, eles estão relacionados com:

  • Má alimentação;
  • Má higienização bucal;
  • Doenças periodontais;
  • Problemas de saúde e acidentes;
  • Substâncias químicas e tabagismo;
  • Entre outros.

Em resumo, um dos principais motivos capazes de fazer com que uma pessoa precise contratar um dentista implantes está relacionado com o consumo excessivo de açúcares, refrigerantes e alimentos ácidos, que podem causar o enfraquecimento da estrutura dentária.

A má higienização bucal é um outro fator de risco extremamente preocupante, visto que a falta de escovação e o uso irregular do fio dental podem causar diferentes problemas, como cáries, mau hálito, placas bacterianas e até mesmo doenças periodontais, que afetam desde a gengiva até o osso do dente.

Quando se trata dos procedimentos desenvolvidos por uma clínica de implante dentário, é válido citar que nem sempre a razão por trás da perda dos dentes está relacionada diretamente com a saúde bucal, fazendo com que outros problemas de saúde e acidentes possam ser razões para a solicitação.

Por exemplo, pacientes com doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, desnutrição e imunossupressão, bem como em tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou com medicamentos imunossupressores podem necessitar de implantes.

Ademais, existem outros casos excepcionais que podem causar a perda de dentes, como pancadas e quedas.

Claro, é impossível citar sobre esse assunto e deixar a utilização de substâncias químicas e o tabagismo de fora das principais causas.

Além disso, o uso de certas drogas, como cocaína ou metanfetamina, assim como o péssimo hábito de fumar cigarros e narguilé são grandes inimigos da saúde bucal, causando consequências ainda mais graves ao longo do tempo, como o câncer de boca.

Para finalizar esse tópico, é válido citar que uma clínica de implante dentário também pode ser contratada em casos que a perda parcial ou total ocorreu devido ao bruxismo, utilização dos dentes para atividades como morder balas ou abrir tampas, dificuldade de acesso a tratamentos, idade avançada e hereditariedade.

Os principais modelos de implantes dentários

Como já visto, a perda parcial ou total dos dentes pode estar associada com uma série de fatores, como:

  • Má higiene bucal;
  • Ingestão de alimentos e bebidas prejudiciais;
  • Mastigação incorreta;
  • Problemas periodontais;
  • Traumas;
  • Avanço da idade, entre outros:

Sendo que todos eles podem causar danos muitos mais graves do que apenas o estético.

Porém, assim como a ampla lista de causas, as formas de solucionar o problema também incluem muitas opções, desde que o paciente conte com um especialista em implantodontia e uma clínica de implante dentário de referência.

E é justamente aí que entram os modelos que podem ser disponibilizados por um dentista implantes, entre os quais se destacam:

Implante curto

Normalmente, uma clínica implante dentário utiliza esse modelo nos casos em que existe um déficit ósseo.

Expondo de maneira um pouco mais clara, a indicação costuma ser feita para pacientes com pouca altura ou espessura óssea, bem como com pouco espaço entre os dentes.

Implante de titânio

Considerado um dos modelos mais populares entre os dentistas de implantes, o de titânio se destaca por sua alta capacidade de se conectar ao osso por meio do processo de osseointegração.

Em adicional, ele apresenta alta resistência contra desgastes e uma belíssima probabilidade de rejeição pelo organismo.

Implante em cerâmica

Um dos principais substitutos dos procedimentos com ligas metálicas em uma clínica de implante dentário especializada é o implante em cerâmica, que possui uma elevada beleza estética, resistência à tensão, principalmente quando se trata do ato de mastigar, alto conforto e atoxidade.

Implante zigomático

Modelo em que o dentista de implantes faz a estabilização do pino no osso zigomático, popularmente conhecido como a “maçã do rosto”.

Sobre o procedimento, ele costuma ser indicado para pessoas com atrofia maxilar severa.

Implante nanotecnológico

Quando a palavra “tecnologia” entra em pauta, ela costuma ser associada com aparelhos eletrônicos, o que é um grave erro.

Ao estudar com mais atenção o termo, é possível descobrir que ele deriva de duas palavras gregas: “tecno” (técnica) e “logia” (estudo), tratando-se de um “estudo de técnicas”.

Dessa forma, ela ganha um significado mais minucioso, que está relacionado com os conhecimentos importantes para realizar uma ou mais ações, inclusive no campo odontológico.

Assim, uma clínica de implante dentário também pode se beneficiar dos avanços, sendo a nanotecnologia um dos mais significativos até hoje.

Explicando de modo resumido, o implante nanotecnológico tem a capacidade de gerar muitas vantagens quando as partículas nanométricas entram em contato com o tecido humano, garantindo a conservação do osso e a aceleração da cicatrização.

Implante biológico

Ainda em expansão no mercado nacional, o implante biológico faz juz ao seu nome, levando em consideração a biologia humana para garantir uma prótese fixa com menor taxa invasiva.

Desse modo, uma clínica odontológica implante dentário que atua com o modelo tende a fazer soluções com materiais de boa aceitação pelo organismo, o que também auxilia na aceleração da cicatrização.

É bom ressaltar que um dentista de implantes que atua com esse tipo de procedimento precisa entender com mais detalhes as causas subjacentes, ou seja, ocultas, por trás do problema de perda de dente, a fim de garantir um melhor resultado final.

Além dos modelos, as técnicas que podem ser utilizadas por uma clínica de implante dentário também são as mais diversas possíveis, apresentando como destaques:

  • Técnica de carga imediata;
  • Técnica de implante duplo;
  • Técnica de implante único fixo;
  • Técnica de implante único a partir de extração;
  • Técnica de arcada dentária total em quatro implantes;
  • Técnica de dentes em totalidade a partir de seis implantes.

Etapas desenvolvidas por um especialista em implantodontia

Um paciente que deseja contratar os serviços de uma clínica de implante dentário precisa saber que o procedimento não acontece da noite para o dia.

Em explicação, é normal que leve um tempo considerável do período que o procedimento é iniciado até o pós-operatório, que também deve ser acompanhado de perto.

Conhecer os principais modelos de próteses fixas assim como as técnicas existentes para implantá-los é um passo fundamental para orientar na escolha do melhor serviço.

Entretanto, ter um entendimento básico acerca das etapas desenvolvidas por um dentista implantes também pode auxiliar na definição.

No Brasil, é tradicional que uma clínica de implantes atue com procedimentos divididos em cinco etapas. Confira abaixo alguns detalhes sobre eles:

Diagnóstico

Antes de uma pessoa iniciar qualquer tratamento hospitalar, é necessário que haja um minucioso diagnóstico sobre o problema, a fim de garantir que os procedimentos sejam os mais adequados possíveis.

E não é diferente quando falamos dos processos realizados por uma clínica de implante dentário.

Tendo isso como base, a primeira etapa desempenhada por um dentista de implantes é a avaliação do paciente, o que deve incluir tanto a análise do problema quanto o histórico médico geral.

Focando na questão odontológica, é muito importante que exames como tomografia e radiografia sejam realizados.

No geral, o primeiro exame é solicitado para diagnosticar fraturas dentárias e maxilares, analisar disfunção temporomandibular e dor orofacial (ATMs), bem como lesões ósseas.

Enquanto isso, o segundo serve para o acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial.

É crucial citar que durante a etapa de diagnóstico em uma clínica de implante dentário de referência, o paciente também saberá se precisará tratar outros problemas antes, como cáries e canais, além de saber se haverá a necessidade de realizar um enxerto ósseo para a implantação da prótese.

Quando esse tipo de processo é solicitado pelo dentista implantes, o paciente terá que passar por um procedimento anterior à cirurgia tradicional, a fim de garantir que haja o volume ósseo necessário para o implante.

Nesses casos, é normal que seja retirado um fragmento de osso de alguma outra região ou seja utilizado uma estrutura sintética.

Cirurgia

Depois de ter o diagnóstico completo e realizar todos os procedimentos necessários para promover uma saúde bucal adequada antes da instalação da prótese, o dentista especialista em implante deverá orientar o paciente a agendar a cirurgia.

Resumidamente, ela trata-se de um procedimento rápido, que leva cerca de 30 a 40 minutos, no qual é feita uma incisão na gengiva para chegar até o osso, onde será colocado o pino para fixar a prótese. Em seguida, o local é protegido e os pontos realizados.

Mas calma, o paciente ainda não sairá da clínica de implantes com tudo pronto para sorrir novamente. Após esse processo, ainda existem mais três etapas que fazem toda a diferença para garantir o sucesso do implante.

Osseointegração (cicatrização)

Como qualquer outra cirurgia, as desenvolvidas na área odontológica também precisam ter um tempo para a cicatrização. Assim, após fazer a incisão do pino, o paciente deverá passar por uma etapa de osseointegração, que relaciona-se a aceitação do elemento pelo organismo.

Antigamente, a etapa costumava ser muita longa, levando de três a seis meses para a integração total. No entanto, com o passar do tempo e o avanço das tecnologias, uma clínica de implante dentário já costuma atuar com alguns procedimentos muito mais ágeis.

Prótese

Assim como o próprio nome sugere, a etapa da prótese é quando a clínica implante dentário desenvolve e coloca a estrutura que irá substituir os dentes originais.

Também conhecida como fase protética, ela foca em diversos tópicos, como moldagem, cor, tamanho, material, entre outros, para ajustar-se a diferentes necessidades sempre de forma natural e eficiente.

Pós-operatório

Um paciente pode contar com os serviços do melhor dentista de implantes, mas a qualidade e a durabilidade das próteses não serão as esperadas se ele não tomar todos os cuidados necessários no pós-operatório e durante todo o resto da vida.

Logo após sair de uma clínica de implante dentário, o paciente deverá começar a seguir uma série de recomendações para garantir uma recuperação mais ágil e segura. Dentre as principais dicas para isso, estão:

  • Fazer repouso após o procedimento;
  • Optar por refeições líquidas e pastosas nos primeiros dias;
  • Realizar a higiene bucal com uma escova de cerdas finas;
  • Utilizar com cuidado o fio dental;
  • Fazer um acompanhamento odontológico regular.

Principais benefícios do procedimento

Embora a solicitação dos serviços prestados por uma clínica de implante dentário seja cada vez mais comum no Brasil, muitas pessoas ainda têm receio de fazer o procedimento.

Sejam em casos de perda parcial ou total dos dentes, a realização de um procedimento com um dentista especialista em implantodontia pode trazer diversas vantagens.

Pensando justamente nas pessoas que ainda estão em dúvida sobre a contratação, separamos alguns dos principais benefícios advindos da realização de um implante dentário. Confira!

Melhora a mastigação

É comum que muitos profissionais da saúde orientem os pacientes a realizarem uma boa mastigação dos alimentos, já que a ação pode contribuir para melhorar o aproveitamento dos nutrientes, otimizar a digestão, evitar doenças e impedir a degradação de alguns órgãos.

Quando uma pessoa apresenta perda dentária ou utiliza uma prótese móvel, o processo costuma ficar comprometido, pois a mastigação tende a ser unilateral.

Em um primeiro momento, o ato pode até ser visto como inofensivo, mas costuma causar sérios danos às articulações da mandíbula.

Um paciente que realiza um procedimento com uma clínica implante dentário de referência poderá voltar a fazer essa simples atividade de modo mais fácil, diminuindo a sobrecarga dos músculos e contribuindo para um melhor funcionamento de todo o sistema digestivo e, consequentemente, de todo o corpo.

Gera mais conforto

As próteses removíveis são alternativas de fácil instalação e que apresentam um custo mais acessível para quem perdeu os dentes, fazendo com que sua procura ainda seja grande.

No entanto, elas não são capazes de proporcionarem com plenitude a segurança e o conforto que uma pessoa precisa.

No geral, a utilização do acessório móvel pode causar atrofia mandibular, bem como danificar dentes saudáveis que ainda estejam presentes na boca.

Além disso, a falta de firmeza pode causar situações constrangedoras, gerando insegurança para quem precisa falar ou se alimentar em público.

Assim, o serviço prestado por um dentista especialista em implante também é capaz de contribuir para a estética e a autoestima de uma pessoa, tópicos que serão descritos com mais detalhes a seguir.

Melhora a estética

Ausências dentárias podem gerar problemas no osso do maxilar, entortamento dos dentes restantes, infecções gengivais, dentre uma série de outros danos à saúde bucal e do corpo. Não obstante, elas também são consideradas uma das principais causas de “piora estética”.

Por esse motivo, muitas pessoas consideram os serviços de uma clínica de implante dentário essencial para aumentar o “nível de beleza”, assegurando mais confiança para sorrir e até mesmo se comunicar com outras pessoas.

Aumenta a autoestima

De acordo com o estudo “Percepções latino-americanas sobre perda de dentes e autoconfiança", realizado pela Edelman Insights com 600 pessoas entre 40 e 75 anos da Argentina, Brasil, México e Colômbia, o edentulismo pode causar uma série de problemas de confiança.

De acordo com os resultados obtidos, 46% das pessoas que perderam seus dentes se sentiram menos atraentes, 52% consideraram que sua aparência piorou, 34% notaram que afetou diretamente em sua autoconfiança e 71% que atrapalhou na mastigação.

Como se não bastasse tudo isso, 38% dos entrevistados sentiram mais insegurança para ir a eventos sociais e 41% notaram uma maior dificuldade para pronunciar as palavras. Certamente, não é difícil imaginar o impacto ruim causado na autoestima com todos esses pontos negativos.

Diferentemente das próteses removíveis, as desenvolvidas por uma clínica de implante dentário não causam esses tipos de problemas, principalmente quando é considerado que elas são feitas sob medida e se assemelham muito aos dentes naturais.

Como escolher uma clínica de implante dentário com segurança?

Sem dúvidas, conhecer os detalhes básicos sobre os procedimentos realizados por um dentista especialista em implantodontia é fundamental para orientar na escolha do melhor serviço.

Todavia, limitar uma decisão tão importante a esse fator não é a solução ideal, visto que vários outros pontos devem ser checados atentamente.

Um erro comum cometido por muitas pessoas que buscam por uma clínica de implantes é focar sua atenção apenas na competência do cirurgião dentista.

Claro, é indispensável que o profissional seja 100% qualificado para realizar os procedimentos, mas apenas isso não é suficiente para garantir a segurança e o melhor atendimento ao paciente.

Para ajudar a compreender melhor essa ponta, é necessário partir do princípio que uma clínica de implante dentário não funciona apenas com o especialista em implantodontia.

Dessa maneira, é crucial checar se o consultório conta com colaboradores preparados para auxiliar corretamente os pacientes e os acompanhantes em qualquer momento.

Em outras palavras, a contratação deve levar em consideração o atendimento completo, que vai desde a equipe de recepção até o dentista de implantes.

Sobre esse tópico, um dos jeitos mais simples de realizar a escolha é checando previamente se os profissionais são respeitosos, comprometidos, qualificados, organizados e pontuais.

Durante o processo de decisão, também é bom lembrar que uma clínica odontológica implante dentário não poderá prestar um bom serviço sem ter boas instalações.

Nesses casos, o paciente precisará conferir se o dentista especialista em implante conta com um bom espaço e todos os instrumentos necessários para os procedimentos.

Realçando ainda mais esse aspecto, é imprescindível que todos os equipamentos sejam modernos e estejam em boas condições de uso, o que ajudará a garantir que a cirurgia ministrada pelo dentista implantes seja um sucesso.

Indo um pouco além, o paciente não pode esquecer de observar a higiene do local e os materiais utilizados no processo.

Apesar de parecer uma dica óbvia, contratantes que focam apenas no custo do procedimento podem esquecer desses tópicos, o que poderá causar sérios danos.

Isso porque os serviços devem ter como principais objetivos a precisão e a segurança, evitando falhas, contaminações e outros problemas que podem causar graves consequências ao paciente.

E sabia que não são apenas os fatores internos que devem influenciar na decisão final? Suponhamos que um paciente esteja pesquisando sobre as melhores clínicas de implantes dentários SP, com certeza ele irá encontrar uma ampla gama de opções, mas nem todas podem atender 100% suas necessidades.

Como já citado, um dentista especialista em implantodontia não pode simplesmente iniciar os procedimentos na primeira consulta, uma vez que diversos exames são necessários para avaliar a saúde bucal do paciente e analisar se é preciso desenvolver intervenções prévias, como o tratamento de canais e doenças periodontais.

Além da necessidade de realizar diversas visitas, é essencial optar por uma clínica localizada em um ponto estratégico para o paciente, seja próximo de sua residência, trabalho, faculdade, entre outros.

Isso também contribui para um deslocamento rápido, evitando atrasos e estresse, bem como é uma decisão que faz toda a diferença caso haja alguma emergência pré ou pós-cirúrgica.

Mesmo que todos esses fatores sejam fundamentais para auxiliar o paciente na escolha de uma excelente clínica de implante dentário, não se deve esquecer as questões legais de funcionamento.

Com relação a isso, dois tópicos de atenção são: o alvará sanitário do estabelecimento e o registro do profissional.

Caso a clínica odontológica implante dentário ou o especialista em implantodontia não sejam considerados aptos pelos órgãos competentes, o procedimento não deve ser realizado.

Por essa razão, lembre-se: somente os consultórios e profissionais capazes de unir todos os fatores citados podem promover a segurança necessária e oferecer o melhor custo-benefício.

Para concluir, os pacientes que desejam encontrar as melhores clínicas de implantes dentários SP ou em qualquer outro estado do país não podem esquecer de realizar uma minuciosa pesquisa antes de fechar negócio, com o intuito de identificar um consultório que trabalhe arduamente para assegurar um atendimento seguro, acessível e de alta qualidade!


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende Clínica de implante dentário:



Encontre os melhores dentistas da sua região agora mesmo!

Assim que inserir sua localidade, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Informações