odonto estética

Um sorriso bonito com a odonto estética

A odontologia, atualmente, aliou cuidados bucais com tratamento para que o paciente tenha um sorriso bonito e saudável com implantes, facetas e lentes de contato dentária e aparelhos ortodônticos cada vez mais discretos. Chamamos essa área da odontologia de odonto estética.

A odonto estética trabalha para que o paciente tenha qualidade de vida em vários sentidos e para que o sorriso fique em harmonia, estuda as características do paciente, estilo de vida e personalidade e indica, de acordo com o seu problema, qual é o melhor tratamento.

O profissional da odonto estética é um especialista na área, por isso é recomendado sempre buscar clínicas e dentistas confiáveis e que trabalhem com ética, explicando para o paciente o porquê do tratamento ser o mais indicado, se as expectativas podem ser alcançadas, os prós e contras e o passo a passo de todo o procedimento.

Alguns procedimentos da odonto estética

A cada dia a odonto estética proporciona novos tratamentos e melhorias nos que já existem. Por isso é bom ficar atento às novidades e procedimentos da odonto estética que o dentista pode realizar em seu consultório.

  • Aplicação de botox: a toxina botulínica, ou botox é bastante conhecido e além do benefício estético, pode ajudar na melhoria de distúrbios da ATM, bruxismo, na correção do sorriso e linhas de expressão conhecidas como bigode chinês;

  • Gengivoplastia: algumas pessoas quando sorriem mostram bastante a gengiva e isso pode atrapalhar. Para isso é indicado o procedimento chamado gengivoplastia que retira um pedaço da gengiva, proporcionando um sorriso melhor;

  • Clareamento dental: talvez o procedimento mais comum da odonto estética. Ele pode ser feito em consultório ou em casa com produtos indicados pelo dentista. Porém é um procedimento que deve-se tomar cuidado, existem receitas caseiras que prometem e que podem ser perigosas para a saúde bucal;

  • Restaurações e implantes: para pessoas que perderam um pedaço grande ou o dente inteiro, as restaurações e implantes podem devolver um sorriso natural e completo. Hoje em dia o material utilizado assemelha-se bastante ao dente na cor e são procedimentos duradouros e seguros;

  • Facetas e lentes de contato dentais: para pequenas correções nos dentes pode ser indicados esses dois procedimentos. Eles são placas finas que são coladas por cima dos dentes e cada um é indicado para diferentes diagnósticos.

Cuidados com a odonto estética

A odonto estética é uma ótima solução, porém é necessário que o paciente também faça sua parte e não se esqueça que, para muitos desses tratamentos a saúde bucal precisa estar em dia. Por isso, se você quer passar por algum desses tratamentos, cuide para que seus dentes e gengivas recebam o cuidado de higiene necessário, além de idas regulares ao dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende odonto estética:



Informações