dentista para criança

Dentista para criança é profissional fundamental

O dentista para criança é um profissional do ramo da odontologia especializado exclusivamente no tratamento e cuidado com os dentes e saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Também conhecido como odontopediatra, o dentista para criança é um profissional especialista tão necessário para a saúde geral de crianças quanto o médico especialista em pediatria, e deve ser consultado pelos pais desde a gravidez até o nascimento do bebê, e a partir daí ser criado então um hábito de vínculo entre o pequeno paciente e o seu profissional da saúde bucal.

Os cuidados com os bebês

A chegada de um bebê é sempre uma alegria para pais, mas sobretudo os de primeira viagem podem estranhar ou até se confundir sobre algumas necessidades da saúde da criança, delegando suas visitas apenas ao pediatra. O choro estranho e exagerado de um bebê pode passar despercebido como uma necessidade de uma visita a um dentista para criança, mas pode significar que o recém-nascido esteja com dores devido ao nascimento dos seus primeiros dentes de leite.

Uma maneira de evitar esse tipo de situação é que a futura mamãe, desde a gestação, procure consultas com um dentista para criança para elucidar suas principais dúvidas quanto a esse tipo de situação.

Acompanhando a rotina da criança

O dentista para criança se faz necessário após o nascimento do bebê para instruir e orientar os pais em diversos aspectos. Ele pode esclarecer alguns casos excepcionais que podem causar estranhamento, como bebês que já nasçam com dentes, ou ainda, durante toda a fase de crescimento da criança, fazer instruções a respeito de como deve ser ensinado ao pequeno a sua própria higienização bucal correta desde cedo.

O dentista para criança é útil em casos como:

  • Ensinar os pais a higienizar corretamente as gengivas dos bebês;
  • Criar hábito para os pacientes, desde cedo, não terem medo de visitar um consultório;
  • Fazer consumo moderado de doces para que a criança não sofra com dentes cariados;
  • Saber desde sempre utilizar fio dental e escova de dentes.

O dentista para criança é um profissional indispensável em toda a fase de crescimento dos bebês, crianças e adolescentes e deve ser consultado em visitas regulares para corrigir má formação óssea e indicação para ortodontistas quando necessário, e fazer uma boa manutenção da saúde bucal e higienização diária dos pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista para criança:



Informações