cirurgia dtm

Cirurgia DTM

Muitos problemas relacionados à saúde são difíceis de serem identificados e, entre eles, está a disfunção da articulação temporomandibular, que também é mais conhecida como D-ATM.

A causa dessa alteração articular em algumas pessoas é uma incógnita para muitos profissionais, na maioria das vezes. Por esse motivo, os pacientes precisam sempre consultar o dentista para saber a respeito da saúde bucal e da face.

Em muitos casos, um tratamento pode ser solicitado pelo profissional para amenizar os desconfortos causados pela disfunção, enquanto outras pessoas devem se submeter a cirurgia DTM.

Quais são os sinais do D-ATM?

A disfunção da articulação temporomandibular pode prejudicar as funções da mastigação e deglutição, sendo preciso uma cirurgia DTM para solucionar o problema. Não apenas isso, ela também pode comprometer a fala, pois os movimentos da articulação temporomandibular estão sobrecarregados.

Não se sabe ao certo o que causa essa disfunção, mas de acordo com o Hospital Sírio-Libanês, ela tem relação com a mordida torta (conhecida também como oclusão), bruxismo (ação de ranger os dentes durante a noite) e problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e estresse.

Para que um dentista recomende uma cirurgia DTM para sanar a disfunção, é preciso apresentar alguns sinais, que podem ser confirmados por meio de um exame e radiografia, assim como análise do histórico médico e dentário do paciente.

Os principais sinais que podem levar um paciente a realizar uma cirurgia DTM são:

  • Dor de cabeça e dor de ouvido;
  • Dor ao abrir e fechar a boca, seja para bocejar ou mastigar;
  • Mandíbulas que travam ou frequentemente saem do lugar;
  • Mordida torta.

Antes da cirurgia DTM ser requisitada, o profissional pode indicar tratamentos para amenizar os sintomas citados acima, como a utilização de placas oclusais, aparelhos ortodônticos e exercícios de relaxamento.

A cirurgia DTM

Caso os tratamentos não deem um resultado positivo, a cirurgia DTM é solicitada. Ela é chamada de cirurgia artroscopia, e tem como objetivo visualizar as estruturas com equipamento que dá nome ao procedimento.

Para a realização da cirurgia DTM, o profissional faz pequenos cortes na região mandibular e introduz uma câmera, que visualiza a situação das articulações. Em um outro corte, outros instrumentos são inseridos para a conclusão do procedimento.

A cirurgia DTM é considerada uma nova modalidade para solucionar a disfunção da articulação temporomandibular e têm obtido ótimos resultados dentro do setor da odontologia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia dtm:



Informações