Sobre a prótese facial
A cirurgia buco-maxilo-facial é uma especialidade da odontologia responsável por tratar de doenças presentes na cavidade oral como traumatismos e deformidades.
Essa especialidade existe há muito tempo e basicamente é indicada para tratar e melhorar de defeitos faciais.
A prótese facial une o objetivo estético e visa realizar melhoras na saúde também, isso tudo através da reconstrução da face. A prótese facial é responsável por devolver ao indivíduo sua identidade.
Além disso, esse tratamento ajuda a estabilizar o sistema estomatognático através de próteses oculares, de orelha, de nariz, mandíbula, dentre outras regiões.
Quando alguma doença, como o câncer, ou as consequências de um acidente atingem determinadas regiões da face é tarefa do bucomaxilo resolver esses problemas através da colocação de prótese.
Essa área da odontologia é uma das que mais exige estudos e especializações e apesar de não parecer muito ligada a procedimentos odontológicos, para a prótese facial são utilizados materiais e técnicas ensinadas na odontologia.
Tipos de prótese
A prótese facial pode ser aplicada em diversas partes da rosto, portanto, existem várias opções de procedimento e técnica indicados para cada caso. Os tipos de prótese facial são divididos em intra-orais e extra-orais.
As indicações de tipo e procedimento corretos devem ser feitas por um profissional na área de odontologia, o cirurgião buco maxilo.
- Prótese intra-oral: Indicada quando ocorrem perdas na maxila e na mandíbula, deformidades faciais que comprometem a cavidade oral como as fendas lábio-palatinas;
- Prótese extra-oral: Esse tipo de prótese facial é chamado popularmente de “prótese facial” e pode ser ideal em órgãos como o lábio e o nariz ou a região ocular, auricular e óculo-palpebral;
- Prótese facial extensa: indicada em grandes perdas faciais que pode atingir mais de uma região facial.
Características e vantagens
Os procedimentos de colocação de prótese facial são delicados e muito específicos, por isso o profissional que se especializa nessa área precisa estudar muito para se tornar um cirurgião nessa especialidade.
Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de implantes osseointegrados e pela instalação da prótese facial, procedimento que vem sendo cada vez mais aperfeiçoado.
Os procedimentos de prótese facial não são simples nem rápidos, são muito delicados e trabalhosos, portanto, é preciso ter paciência até que o resultado final seja obtido.