especialista em canal de dente

Como é feito o tratamento de canal por um especialista em canal de dente?

O especialista em canal de dente entra em ação quando um ou mais sintomas aparecem em pacientes. Dores de dente que duram horas, sensibilidade ao mastigar e à temperaturas quentes ou frias, dor pulsátil, e dor irradiada em outros dentes são os sintomas que devem servir de impulso para necessitar de um tratamento de canal.

O tratamento de canal consiste em retirar a polpa do dente em que o canal está presente. A polpa é um tecido que se encontra na parte interna do dente. A retirada dela é o que pode assustar alguns pacientes, mas esse procedimento não é mais doloroso do que uma extração dentária, por exemplo. Se a polpa for danificada, infeccionada ou até mesmo morta ela deve ser removida, e o espaço em que ela estava deve ser limpo e preparado para receber o preenchimento.

Passo a passo do tratamento oferecido pelo especialista em canal de dente

Segue abaixo o passo a passo do procedimento de tratamento de canal.

  • Exame de Raio X;
  • Anestesia local administrada no dente afetado;
  • Pulpectomia;
  • Preenchimento.

Como dito anteriormente, o tratamento não é mais doloroso do que uma extração. Primeiramente, é necessário um exame de Raio X para que o dentista localize melhor onde o canal se encontra. A partir disso, é aplicada a anestesia local administrada no dente afetado. Em seguida, é feita a pulpectomia, que consiste em fazer uma abertura para a retirada da polpa. O espaço polpar e canais são esvaziados, alargados e limados, no intuito de fazer a preparação para o recebimento do preenchimento.

Caso seja necessário mais de uma visita ao consultório do especialista em canal de dente, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, o que causará a proteção da área enquanto o paciente não retorna. Quando isso acontecer, a restauração é retirada, e dá lugar ao preenchimento. Para finalizar, uma coroa dentária é colocada sobre o dente para restaurar o formato e lhe dar uma aparência natural.

Dicas de cuidados

Ao terminar de se consultar com um especialista em canal de dente, alguns cuidados devem ser tomados. A boa higiene bucal é essencial para que cáries ou doenças bucais não voltem a acontecer. É necessária que a escovação seja feita 3 vezes ao dia, e o uso do fio dental ao menos 1 vez. Consultar o dentista regularmente também é essencial para checapes e limpezas. Além de, claro, não mastigar alimentos duros que podem danificar as raízes e quebrar os dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em canal de dente:



Informações