clareamento a laser

Clareamento a laser

O clareamento a laser é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência limpa e branquinha? Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a sua procura aumenta na ordem de 30% ao ano no País.

Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas, como acompanhamento profissional – mesmo na sua versão caseira.

Esse procedimento estético é realizado pelo cirurgião-dentista, o qual aplica um produto sobre os dentes que clareia a coloração dos mesmos.

Como funciona o clareamento a laser profissional?

O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas.

Esse gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso, o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado. As moléculas permitem que o dente tenha uma reflexão de luz maior, de modo a se mostrar mais claro.

Apesar de o clareamento a laser ser uma técnica muito utilizada, nem todas as pessoas podem fazê-lo. Por isso, é necessário procurar um profissional que fará a avaliação de cada caso.

As contraindicações do clareamento a laser incluem:

  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival;
  • Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo;
  • Pessoas com muitas restaurações nos dentes;
  • Menores de 18 anos.

Cuidados após clareamento a laser

Para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados básicos. Veja quais:

  • Alimentação: é importante evitar alimentos que tenham uma alta taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após o procedimento, como frutas cítricas e temperos mais fortes. Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes;
  • Higiene: É fundamental seguir a indicação do dentista quanto a higienização bucal e os produtos que podem ser usados após o tratamento;
  • Além disso, não se deve escovar os dentes após consumir alimentos ácidos ou com corante, mas esperar de 20 a 30 minutos, que é o tempo suficiente para neutralizar o pH bucal e evitar erosão dentária;
  • Mudança de hábitos: Hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes devem ser deixados de lado, tais como tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes, principalmente depois de realizar o clareamento a laser.

Para garantir o sorriso branquinho e a aparência sempre saudável, geralmente se recomenda fazer um retoque após seis meses ou um ano, de forma que as visitas ao dentista devem ser regulares. Por isso, sempre siga as orientações de seu dentista de como cuidar dos dentes após fazer o clareamento e compareça ao consultório para fazer as manutenções necessárias.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento a laser:



Informações