O especialista em canal dentário na prática
Algumas das áreas de especialidade do ramo da odontologia são comumente conhecidas por pacientes, tais como a ortodontia, responsável pelo aparelho dentário, ou a periodontia, que cuida das doenças que surgem nos tecidos da gengiva.
Alguns podem não conhecer, contudo, a denominação de endodontia para o especialista em canal dentário.
Esse ramo da medicina dentária é conhecido como aquele que faz o tratamento de canal, ou seja, o dentista que abre o canal do dente para retirar a polpa dentária danificada e faz sua higienização e restauração, também chamado de tratamento de canal no dente.
Evitando o transtorno
A infecção da polpa dentária, que é como se fosse a vida útil do dente, é garantida, como na maioria dos casos de problemas e doenças na saúde do dente e da boca, com uma higienização desleixada e irregular por parte do paciente.
O mau uso da escovação e a falta de cuidados na hora do uso do fio dental são detalhes que passam despercebidos, mas podem prejudicar e muito os dentes, como o surgimento de cáries ou a necessidade de tratamento de canal no dente.
Esses problemas podem ser evitados de maneiras simples como:
- Consumo moderado de alimentos com excesso de açúcar;
- Visitas regulares ao dentista para limpeza e manutenção;
- Escovação caprichada.
A intervenção do especialista em canal dentário
O especialista em canal dentário de hoje existe de modo a evitar decisões mais drásticas, como as de antigamente: quando a odontologia não era tão avançada, polpas dentárias infeccionadas eram comumente extraídas por completo, sem dar ao paciente a chance de um tratamento mais humanizado e que pudesse mantê-la em sua boca. É uma maneira segura de salvar os dentes.
A fratura dentária também é outro motivo, além dos dentes cariados, que pode causar o comprometimento da polpa dentária, levando um paciente a buscar o especialista em canal dentário.
O tratamento de canal dentário, na maioria dos casos, garante a necessidade de uma a três visitas. Durante o procedimento, o especialista em canal dentário (ou endodontista) remove a polpa comprometida e faz sua higienização.
Um dente restaurado de maneira eficaz pode durar com uma vida longa e saudável, se bem cuidado pelo paciente.